Ivaiporã inicia a vacinação do grupo comorbidade contra Covid19 de maneira descentralizada
Dando sequência ao Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Ivaiporã inicia a imunização dos grupos de comorbidades, por meio do Departamento Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.
Fase I
Serão vacinadas de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado pessoas com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. A deficiência deverá ser comprovada por meio de qualquer documento comprobatório.
Divididos em 2 dias da semana para evitar aglomerações fica estabelecido que, na quinta-feira, dia 6 de maio, a vacinação será iniciada com pessoas com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise); e gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos. A deficiência deverá ser comprovada por meio de qualquer documento comprobatório.
Na sexta-feira, dia 7 de maio, serão vacinadas pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, idosos com 60 anos ou mais.
Fase II
Em outro momento será aberto para Fase II, quando serão vacinadas de acordo com o quantitativo de doses disponibilizado, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos: pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC; gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, e a coordenadora da vacinação contra coronavírus (Covid-19), Ana Regina Soares, avisam que todas as pessoas com as comorbidades incluídas no Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde (ANEXO), cadastradas e acompanhadas pelas equipes de Saúde da Família, poderão procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para vacinar.
Quem não tem cadastro deverá apresentar uma declaração contendo o CID da doença, nome e CPF ou Cartão SUS com a assinatura do médico. A declaração foi encaminhada a todos os consultórios médicos de Ivaiporã ou pode ser impressa (ANEXO). “Estamos cadastrando e atualizando os dados dos pacientes. Por isso, é muito importante que população procure a UBS mais próxima e confira se as informações estão atualizadas. Dessa forma o cadastro permanecerá atualizado nas próximas vacinações”, informou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.
Em caso de dúvidas a população deve procurar as seguintes Unidades Básicas de Saúde:
UBS Vila Nova Porã (3472-5022)
UBS São Luiz (3472-2602)
UBS Vila João XXIII (3472-2312)
UBS São Francisco (3472-1887)
UBS Monte Castelo (3472-0921)
UBS Alto Porã (3471-2062)
UBS Jacutinga (3472-7113)
UBS Santa Bárbara (3472-3795)
Centro de Saúde (3472-1788)
Todas as UBS estão preparadas para atender a demanda. “Descentralizamos a vacina de comorbidade para facilitar o atendimento e agilizar o processo de imunização. O objetivo é evitar aglomeração e garantir uma vacinação segura”, reforçou Cristiane Pantaleão.
O público-alvo com 60 anos completos ou mais continua tendo o direito à vacina e pode procurar a UBS mais próxima.