Governo qualifica gestores municipais para novo sistema de controle do Bolsa Família

 Governo qualifica gestores municipais para novo sistema de controle do Bolsa Família

Governo qualifica gestores municipais da Assistência Social para novo sistema de controle do Programa Bolsa Família – Foto: SEJUF

A Divisão de Proteção Social Básica, do Departamento de Assistência Social da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria com a Gerência do Governo da Caixa Econômica Federal GIGOV/Curitiba, promove, nos meses de maio e junho, a capacitação para o novo Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec v2) para os profissionais dos 399 municípios do Paraná. O objetivo é apoiar as gestões municipais do Programa Bolsa Família.

São ofertadas 480 vagas, divididas em oito turmas, distribuídas aos profissionais dos municípios. A capacitação acontece de forma online, e cada turma contará com 60 participantes e dois instrutores da GIGOV/Curitiba/CEF, com carga horária total de 16 horas.

O novo sistema desenvolvido pelo Ministério da Cidadania é uma versão mais atualizada e robusta do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) e estará disponível aos municípios do Paraná a partir de 1º de junho.

A chefe do Departamento de Assistência Social da secretaria, Larissa Marsolik, afirma que a determinação do Governo do Estado foi intensificar as capacitações para fortalecer a rede de assistência social no Estado.

Este novo sistema terá uma ampliação de informações disponíveis, novos relatórios gerenciais, e possibilitará às gestões realizarem ações simultâneas na administração de benefícios. Além disso, trará informações de todas as famílias inscritas no Cadastro Único, identificando facilmente as famílias com perfil para o Programa Bolsa Família, mesmo ainda sem a inserção destas no programa”, disse

DÚVIDAS – Os Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça fazem a mobilização dos municípios para participação da capacitação, orientando sobre as inscrições e promovendo alguns ajustes de vagas/datas disponibilizadas, visando garantir a participação de todos os representantes dos municípios, apoiando, assim, as gestões municipais na qualificação das ações do Programa Bolsa Família.

SISTEMA DE GESTÃO – O Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec) é uma ferramenta fundamental para o Gestor Municipal do Programa Bolsa Família (PBF), que facilita o acesso à informação de programas sociais e de benefícios em que os usuários estejam inscritos. É por meio dele que é feita a gestão e/ou administração dos benefícios das famílias, tais como bloqueio, desbloqueio, cancelamento e reversão de cancelamento do PBF, bem como o monitoramento do programa por meio dos relatórios gerados.

Outras notícias