O Governo do Paraná publicou nesta terça-feira (14) o edital do concurso público para o cargo de Agente Fazendário Estadual, com remuneração inicial de R$ 12.960,00. A medida foi oficializada pelo secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, e divulgada no Diário Oficial do estado.
📸 Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Inscrições e taxas
As inscrições estarão abertas de 3 de novembro a 3 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site do Cebraspe, com taxa de participação de R$ 130,00. Há possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico, doadores de sangue, medula óssea ou leite humano, pessoas com deficiência e convocados pela Justiça Eleitoral.
Vagas e requisitos
O concurso oferece 60 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, distribuídas entre ampla concorrência, pessoas com deficiência e candidatos afrodescendentes. As oportunidades são para seis funções de nível superior:
Administrador
Analista Fazendário
Contador
Economista
Estatístico
Profissional de Tecnologia da Informação
Os aprovados poderão ser lotados em qualquer unidade da Sefa ou da Receita Estadual, na Capital ou no Interior do Paraná.
Provas
O processo seletivo terá provas objetivas (P1 e P2) e discursiva (P3), todas eliminatórias e classificatórias, marcadas para 25 de janeiro de 2026 nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.
P1: Conhecimentos gerais, como Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Administrativo e Tributário, Raciocínio Lógico, Matemática Financeira, Administração Pública e Financeira, Economia, Finanças Públicas, Tecnologia da Informação e Noções de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP).
P2: Conhecimentos específicos da função escolhida.
P3: Redação dissertativa sobre tema relacionado à Gestão Pública.
Segundo Ortigara, o concurso fortalecerá o quadro técnico da Fazenda e da Receita Estadual, promovendo eficiência, transparência e qualidade na gestão das finanças públicas.




