Governo do Estado auxilia vítimas em Ivaiporã 24h após mau tempo
Na segunda-feira, dia 9 de outubro, o Governo do Estado enviou 150 colchões, 150 kits de cama, 40 kits de limpeza e 40 kits de higiene, por meio do Corpo de Bombeiros de Curitiba, que entregou 24 horas após os temporais registrados em Ivaiporã, nos dias 7 e 8 de outubro, quando dezenas de casas foram afetadas com chuva de granizo e vento.
Para auxiliar as famílias a secretária municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, preencheu a plataforma integrada do Sistema Informatizado da Defesa Civil do Paraná (SISDC) solicitando ajuda à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil – conforme necessidades apuradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Os kits do Governo do Estado foram entregues pelo 3º sargento do Corpo de Bombeiros de Curitiba, Airton Zavoiski, e pelo 2º sargento Edemir Olegário Barreto Júnior, que foram recebidos pelo chefe de gabinete Alaércio Búfalo e pela secretária municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti.
Nesta terça-feira, dia 10 de outubro, chegaram 150 cestas básicas – também solicitadas pela Prefeitura, que teve o pedido atendido pelo Governo do Estado no prazo de 72h. Na quinta-feira, dia 12 de outubro, a Prefeitura prevê receber 2.210 telhas também solicitadas via SISDC.
Parceria
Denise Kusminski enfatizou a importância da coordenação entre os órgãos municipais e estaduais em momentos de crise climática. “A parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros de Ivaiporã e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil foi fundamental para agilizar a entrega dos kits à população”, declarou Denise Kusminski.
Em nome da Secretaria Municipal de Assistência Social, Silvana Pessutti afirmou que a solidariedade e a cooperação entre as esferas governamentais são essenciais em situações de desastres.
Os prefeitos Carlos Gil (licenciado) e Marcelo Reis (em exercício) reforçaram os agradecimentos ao governador Carlos Massa Ratinho, Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e às equipes municipais pela ação conjunta, que demonstrou comprometimento com a população.
Telhas
O auxílio à população foi reforçado pela Prefeitura, que forneceu telhas por intermédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) – respeitando a portaria assinada pelo prefeito em exercício Marcelo Reis referente aos requisitos para o recebimento das telhas: estar afetado pelo desastre; estar inscrito no Cadastro Único; e possuir renda per capita de até 1 salário mínimo. Além disso, os beneficiários apresentaram CPF e RG, comprovante de residência; e relatório fotográfico do desastre.