Governo do Estado atende pedido da Prefeitura de Ivaiporã e da Seab concedendo Casa Rural Sustentável no Parque de Exposições
A Casa Rural Sustentável, construída com a tecnologia Wood Frame, foi oficialmente entregue à Prefeitura de Ivaiporã, na terça-feira, dia 19 de novembro, quando Ivaiporã completou 63 anos. A estrutura utiliza madeira engenheirada de reflorestamento, unindo sustentabilidade, resistência e modernidade.
De acordo com Breno Campos, que é diretor do Departamento de Florestas Plantadas da Seab, a iniciativa visa atender famílias em situação de vulnerabilidade rural, aproveitando os 33 mil hectares de florestas geridas pelo Estado para projetos habitacionais.
“A parceria com a Prefeitura de Ivaiporã é um exemplo de como podemos transformar recursos do Estado em benefícios reais para a população”, afirmou Breno Campos, antecipando que o objetivo é motivar outros municípios a adotarem soluções ambientalmente responsáveis.
Segundo Vitória Holzmann que é chefe da Seab em Ivaiporã, a Casa Rural Sustentável não estava inicialmente destinada a Ivaiporã. “Mas, com muito empenho, garantimos sua instalação no Parque de Exposições de Ivaiporã, onde será um ponto de visitação e referência em construção sustentável no Paraná”, explicou a Vitória Holzmann.
A Casa Rural Sustentável foi montada em tempo recorde durante a 20ª Expovale: 72 horas, o que demonstrou a capacidade de adaptação e inovação do projeto. A residência ficará sob os cuidados da Prefeitura, que contribuirá para a manutenção do espaço, onde há sistema de monitoramento.
O presidente do IDR-Paraná, Richard Golba, parabenizou a Prefeitura pela conquista afirmando que Ivaiporã e a região merecem. “É uma singela contribuição do Sistema Seab e do IDR e desejo que este espaço seja muito bem utilizado”, sugeriu Richard Golba.
A Prefeitura adquiriu um trator e os equipamentos necessários, além de reforçar a equipe que irá trabalhar no Parque de Exposições para cuidar do patrimônio público. “Este espaço estará à disposição para eventos como dias de campo, cursos e treinamentos, integrando o IFPR, o Sistema Faep, sindicatos e outras instituições. A Fazendinha será permanente e aberta para experiências e projetos durante o ano, com o apoio de professores e técnicos especializados”, antecipou o prefeito Carlos Gil.