Governo do Estado apresenta programas para a área de turismo em Apucarana
Membros da diretoria da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-Pr) estiveram nesta sexta-feira (27/10) em Apucarana, quando apresentaram ao prefeito Junior da Femac os programas criados para fomentar o setor. Entre eles, estão Paraná+Viagem, Paraná+Eventos, Paraná+Sinalizado, Paraná Turismo+Seguro e Paraná Turismo+Infra. Junior da Femac, por sua vez, relatou as ações já existentes em Apucarana para fomentar o turismo e indicou as principais demandas do Município.
A reunião aconteceu na Sala das Cerejeiras, no pavimento superior do Cine Teatro Fênix, e contou com a presença de Ronnie Onofre, chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-PR) e de Fábio Skraba, diretor de Promoção, Inovação e Inteligência Turística, além da coordenadora técnica Sandra Negrini e do coordenador do turismo religioso, Eliseu Rocha. Também estiveram presentes o bispo Dom Carlos José de Oliveira, que estava acompanhado dos padres Marcos Bertanha e Roberto Carrara.
Entre as ações desenvolvidas por Apucarana, Junior da Femac citou os roteiros Estrada Bela, Serra de Apucarana e Rua da Gastronomia da “Oswaldo Cruz”. “São roteiros que já geram cerca de mil empregos e que, desde 2019, foram sendo estruturados pelo Município. A partir destas iniciativas, vamos buscar firmar parcerias com o governo do Estado para aprimorar nossos roteiros e também para criar novos atrativos”, pontua Junior da Femac.
O bispo Dom Carlos José de Oliveira fez um relato das obras de estruturação do Parque da Redenção, que são conduzidas pela Mitra Diocesana, com o apoio de empresários, da comunidade e da Prefeitura. O
bispo também destacou a revitalização feita na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. “A Catedral Diocesana Nossa Senhora de Lourdes em Apucarana é a única no Brasil a portar uma santa no topo da sua torre principal, sendo também a escultura de Nossa Senhora a mais alta de todo país”, ressalta Dom Carlos, acrescentando que a revitalização integra as festividades dos 60 anos da Diocese de Apucarana que serão celebrados em 2025.
Ronnie Onofre, chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-PR), afirma que – a partir de determinação do governador Ratinho Junior – o turismo no Paraná está ganhando um novo impulso. “A necessidade hoje do turismo é a experiência. O turismo precisa proporcionar a imersão, o turismo precisa focar na questão sensorial. E não existe turismo sem fomento, que vai trazer a conservação do meio ambiente, o conforto e, principalmente, a experiência turística”, assinala Onofre.
Entre os programas apresentados, Onofre destacou o Paraná Turismo+Infra que permitirá executar obras em projetos turísticos acessando recursos diretamente da Secretaria de Turismo. De acordo com ele, o objetivo é qualificar a infraestrutura turística para a melhoria da qualidade dos produtos e promover a expansão do setor.