Governo amplia acesso aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular

 Governo amplia acesso aos medicamentos gratuitos do Farmácia Popular

A partir de agora, os beneficiários do Bolsa Família terão acesso, de graça, a todos os medicamentos do programa Farmácia Popular do Brasil, relançado nesta quarta-feira (7).

O programa oferece 40 remédios para tratar 11 doenças, agora ampliados para 55 milhões de pessoas.

O lançamento foi nesta quarta-feira, na capital de Pernambuco, Recife, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao lado de ministros e parlamentares, Lula disse que o retorno do programa vai priorizar as pessoas mais pobres.

Uma das mudanças no Novo Farmácia Popular é para o público geral: além de hipertensão, diabetes e asma, que já são oferecidos de graça, os remédios para osteoporose e anticoncepcionais também serão gratuitos, para todas as pessoas.

O programa ainda oferece descontos que chegam a 90% para o público, em remédios que tratam colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e itens como fraldas geriátricas.

Também no evento de lançamento do Novo Farmácia Popular, em Recife, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o programa tem ligação direta com a redução no número de internações, no país.

Outra iniciativa que faz parte desta nova versão do Farmácia Popular entra em teste para os povos Yanomami, em Roraima: agora, um representante da comunidade pode retirar os medicamentos de todos os moradores, sem precisar do CPF de cada um.

A expectativa do governo é que, até o fim do ano, mais de 90% do país tenha unidades do Farmácia Popular, o equivalente a mais de 5 mil cidades. Isso porque o Ministério da Saúde abriu novas habilitações para mais de 800 municípios que aderiram ao Programa Mais Médicos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Criado em 2004, o Programa Farmácia Popular do Brasil ofertava medicamentos com preços mais baixos. Dois anos depois, o governo fechou parceria com farmácias da rede privada, criando a modalidade Aqui Tem Farmácia Popular.

Por Agência Brasil

Outras notícias