Em menos de um ano de gestão, o compromisso de reativar e desenvolver o aeroporto municipal finaliza o seu primeiro estágio. Na última terça-feira, 16 de novembro a ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil publicou a portaria de revogação da medida cautelar aplicada ao aeródromo municipal de Manoel Ribas. A medida cautelar proibia o pouso e decolagens na pista, exceto para fins de emergência médica ou transporte de valores desde junho de 2020, a medida cautelar teve origem no processo de vigilância instaurado em junho de 2019.
Segundo parecer da ANAC “Com a nova Gestão Municipal, houve a manifestação do município, com o compromisso de regularização das pendências apontadas para reabertura e operação no aeródromo, toda a documentação foi recebida e tais encaminhamentos, denotam o comprometimento do Município com suas atribuições e responsabilidades para com o aeródromo, sendo uma das constatações que fundamentam a proposta para liberação das operações de pouso no aeródromo”.
“Era um pecado o munícipio ter uma estrutura dessa parada, o aeroporto é uma ferramenta fundamental, não somente para Manoel Ribas, mas para região central do estado. Conseguir a liberação junto a ANAC foi apenas o primeiro passo, temos a sinalização do governo do estado para destinação de recursos para reforma e ampliação, e agora com a liberação da pista nos próximos dias vamos formalizar o pedido e apresentar o projeto de reforma”. destacou o prefeito Corona.
O projeto de reforma e ampliação contempla entre outras melhorias o recape da pista, um terminal de passageiros, a construção de novos hangares e a instalação de uma nova cerca de alambrado para trazer mais segurança ao local.
O Aeroporto conta com uma estrutura de pista de 1200m e permite operação de aeronaves com até 20t. com segurança. A frente da gestão do aeroporto desde maio deste ano, o Secretário de Industria e Comércio, Giliardi Vital acompanhou vários pousos relacionados a emergências médicas que tiveram desde a entrega de medicamentos para enfrentamento da covid a resgate de pacientes. “Em cada pouso ficava cada vez mais evidenciado a importância do aeroporto. Temos muito a comemorar”, comentou o secretário, que destacou ainda que com a liberação da pista se inicia o segundo estágio: o desenvolvimento, nesta etapa a gestão vai regularizar o processo de concessão para hangares, buscar novos investimentos e parcerias. “Temos empresas do ramo de taxi aéreo e de pulverização agrícola com intenção de trazer suas bases de operação para Manoel Ribas, e porque não pensar em um futuro próximo em escalas de voos comerciais”, salientou o secretário.