Garbim planeja enxugar máquina pública e investir em mais obras em Engenheiro Beltrão
O prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir Garbim Junior, deve introduzir mudanças importantes em seu segundo mandato, iniciado no começo de janeiro. De acordo com informações obtidas pela COLUNA, uma de suas principais metas para os próximos anos (2025/2028) será enxugar a máquina pública, gerando economia que possa ser revertida em obras com recursos próprios em benefício da população.
Exoneração de servidores aposentados
Interlocutores do prefeito apontam que, entre os primeiros desafios, está cumprir uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) para exonerar dezenas de servidores estatutários aposentados que permanecem, de maneira irregular, nos quadros da administração municipal. Caso não siga as regras, Garbim poderá ser responsabilizado.
A adoção desta medida impactará diretamente na folha de pagamento, diminuindo o déficit orçamentário do município e abrindo margem para investimentos, tanto na cidade quanto na zona rural.
Investimentos externos
Apesar do plano de reduzir gastos com a folha de pagamento, os próximos dois anos devem manter o ritmo de obras, principalmente por meio de convênios com o Governo do Estado. A expectativa é que o governador Ratinho Júnior, que encerra seu mandato em 2026, lance diversos programas com investimentos expressivos nos municípios do Paraná.
Há especulações sobre a possibilidade de Ratinho Júnior disputar uma das vagas ao Senado ou mesmo a Presidência da República. Ainda que esta última hipótese seja menos provável, movimentações eleitorais podem resultar em anúncios e liberações de recursos para obras em várias regiões do Estado.
Engenheiro Beltrão, na região, foi um dos municípios que mais receberam investimentos do Governo Estadual, em grande parte graças à parceria de Garbim com os deputados Ademar Traiano (Estadual) e Luciano Ducci (Federal). A tendência é que o bom relacionamento e os projetos planejados pelo prefeito potencializem ainda mais o desenvolvimento da cidade ao longo de seu segundo mandato.