A Prefeitura de Arapongas, por meio das Secretarias Municipais de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), informa que o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) da Guarda Municipal (GM) capturou um gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris) na última terça-feira, 14. O animal estava na garagem de uma residência localizada na região do Jardim Araucárias.
Observando os riscos às pessoas e ao próprio animal, a equipe do GDA promoveu a captura segura e, após avaliação técnica da Seaspma, foi encaminhado para uma área de vegetação nativa, adequada ao habitat natural.
No início do mês, uma família de 12 gambás da mesma espécie já havia sido capturada no San Raphael.
ORIENTAÇÃO
O GDA reforça a importância de a população não tentar capturar ou afastar animais silvestres por conta própria. A recomendação é que que, diante de situações semelhantes, as pessoas entrem em contato com os órgãos ambientais para receber orientações e, se necessário, permitir a atuação das equipes especializadas. Os telefones são (43) 3902-1194 / 3902-1196 (Seaspma) e 153 (Guarda Municipal).




