Do leque de frutas desidratadas, o damasco soma uma legião de aficionados por ter um sabor único. Quem o consome, por vezes, pode não ter conhecimento dos benefícios e nutrientes presentes no alimento. Diante dessa lacuna, a coluna Claudia Meireles conversou com a nutricionista Cibele Santos para revelar o que há de vantagem na opção frequentemente apreciada como lanche ou em receitas, a exemplo de saladas.
De acordo com a mestranda em nutrição, o processo de desidratação envolve remover a água presente na fruta, o que resulta em um produto com maior concentração de nutrientes e sabor. “Essa forma de damasco é popular pela durabilidade e conveniência”, salienta a especialista. Ela acrescenta que o alimento desidratado “impede o crescimento de micro-organismos e aumenta a sua vida útil.”
Compostos bioativos Cibele emenda que o processo de desidratação também intensifica o “sabor doce e a textura do damasco”. Quanto aos compostos contidos na fruta, a nutricionista ressalta: “É uma fonte rica em nutrientes.” A seguir, a especialista elenca alguns ativos da fruta: Vitaminas: alto teor de vitaminas A, C e várias do complexo B. Minerais: boa fonte de potássio, ferro, cálcio e magnésio. Fibras: níveis significativos de fibras, o que contribui para a saúde digestiva. Antioxidantes: o damasco contém compostos antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres.




