Fernando Santilio e Professora Lucinha lançam candidatura à presidência da OAB Subseção de Ivaiporã

 Fernando Santilio e Professora Lucinha lançam candidatura à presidência da OAB Subseção de Ivaiporã

O advogado Fernando Santilio, ao lado da Professora Lucinha como vice, oficializou sua candidatura à presidência da OAB Subseção de Ivaiporã/PR, propondo um plano de ação focado no fortalecimento da advocacia na região. Santilio já ocupou o cargo de presidente em três mandatos, entre 2001 e 2015, período em que implementou importantes realizações para a classe, como a construção de sedes administrativas, fóruns e delegacias, além de garantir a manutenção da Vara do Trabalho em Ivaiporã.

Com uma trajetória marcada por iniciativas em prol da advocacia, Santilio retorna com um conjunto de propostas que visam valorizar e dar suporte à atuação dos advogados nas comarcas de sua subseção. Entre suas metas, destaca-se a estruturação da Comissão de Prerrogativas com plantão de atendimento 24 horas para que um advogado esteja sempre disponível para auxiliar colegas em necessidade. Ele também pretende atuar junto aos órgãos judiciais e extrajudiciais, visando assegurar que os advogados tenham dignidade no exercício da profissão.

Santilio defende, ainda, mudanças estruturais nas comarcas da região. Para São João do Ivaí e Faxinal, ele propõe a mudança da entrância inicial para intermediária, o que, segundo ele, traria mais juízes, promotores e servidores. Outro ponto importante é a modernização das salas da OAB em cidades como Manoel Ribas, Cândido de Abreu, Grandes Rios, Faxinal, São João do Ivaí e Ivaiporã, que passariam a contar com infraestrutura aprimorada e secretárias para atender os advogados locais.

Entre outras propostas, Santilio destaca a importância de transformar Ivaiporã em uma subdivisão policial e lutar pela instalação de uma Delegacia Cidadã em comarcas abrangidas pela subseção, garantindo maior presença de delegados e servidores. Ele também pretende lutar pela separação da Vara de Família da Vara Criminal na Comarca de Ivaiporã e pela transformação da Companhia Independente de Ivaiporã em Batalhão da Polícia Militar, além da ampliação do quadro de servidores na Justiça do Trabalho.

Outro ponto defendido pela chapa é a valorização da mulher advogada e a assistência à advogada gestante, bem como a revisão da tabela de honorários para advogados dativos. “Seremos intransigentes quanto às nossas prerrogativas”, afirma Santilio, que ressalta a importância de resgatar a confiança dos advogados na instituição, garantindo que a Ordem esteja ao lado de cada profissional em todos os momentos.

Com um histórico de realizações e uma agenda voltada à valorização da advocacia, a chapa de Fernando Santilio e Professora Lucinha apresenta-se como uma alternativa para fortalecer a atuação da OAB e, consequentemente, o papel dos advogados na região.

Outras notícias