Fechamento de safra em Ortigueira: cooperado aprova a tecnologia usada pela Cocari
No início de junho, a Cocari realizou a apresentação dos Relatórios de Fechamento da Safra para os cooperados da região de Ortigueira, no Paraná, com dados coletados por meio do aplicativo Cropwise Protector, desenvolvido pela Syngenta para auxiliar o produtor no melhor manejo da lavoura.
A tecnologia permite ao produtor acompanhar a sua área de perto, pelo celular, mapeando todo o ciclo produtivo da soja, reduzindo riscos de perda de produtividade. Adilson Sena Júnior, consultor da Cocari, destacou a importância da tecnologia. “Esse programa é uma Inteligência Agronômica, que faz o monitoramento de forma precisa, por meio da Agricultura de Precisão, para conseguir o ajuste fino das lavouras, identificando as particularidades dentro dos talhões. As imagens de satélites e de drones possibilitam identificar essas variações, e trabalhar para aumentar o potencial produtivo das lavouras”.
Modernização no processo
O cooperado Alisson Scatolin, recebeu os relatórios com informações do fechamento de sua safra e comentou que a tecnologia facilitou sua rotina. “Esse programa da Syngenta é muito bom, auxilia muito na tomada de decisões, temos tudo na palma da mão, conseguimos monitorar no dia a dia a produção e qualquer problema o aplicativo já mostra”, disse Scatolin. “E temos muito mais agilidade com as visitas do consultor técnico à roça, a cada cinco dias, em média, para nos mostrar, já que não conseguimos correr todas as áreas para avaliar e o programa possibilita esse alcance”.
Vantagens do formato
Uma das vantagens, de acordo com o produtor, é a facilidade na tomada de decisões, porque, como o programa aponta o problema, identifica as pragas e doenças, facilita as ações de controle de forma mais rápida. “Fica mais fácil tomar a decisão com as informações na palma da mão, porque o consultor técnico da Cocari já passou, já alimentou o sistema, e temos todas as informações, inclusive com imagens. Isso facilita a ação mediante qualquer movimentação diferente”, reforça.
Redução de custos
Alisson Scatolin afirma que o uso do aplicativo contribui para a redução de custos de produção. “Eu tenho áreas um pouco mais distantes, nas quais iria fazer aplicação de fungicidas. Comentei com o consultor a minha intenção e ele me orientou a aguardar. Quando analisou as informações do programa, viu que não teria necessidade de aplicar o fungicida. Com os monitoramentos, não foi necessário aplicar produtos antecipadamente, foi feito só na hora que precisava, num time melhor, e com isso reduziu os custos”, conta.
Facilidade na rotina diária
O uso da tecnologia, facilitou a rotina diária do cooperado, agilizando o serviço, na impossibilidade de percorrer todas as áreas. “Receber os relatórios ajuda, inclusive, na programação para a próxima safra”, afirma. Animado com os resultados, ele fala de uma decisão importante: “vou fazer em 100% da área novamente”.
Além de utilizar, ele recomenda o programa para os produtores. “O programa é muito bom. Eu recomendo a todos os agricultores, e que não façam só em uma área, façam na área total, porque compensa. É estar um passo à frente no mercado, identificando o problema, as doenças, e tomando as melhores decisões para solucionar”, reitera.
Produtor conte com a Cocari, entre em contato e saiba mais.
Redação Cocari