Esquadrão Antibombas recebe novos trajes de R$ 1,2 milhão para atendimentos de ocorrências

 Esquadrão Antibombas recebe novos trajes de R$ 1,2 milhão para atendimentos de ocorrências

Curitiba, 26 de março de 2021. Entrega de Equipamento ao Esquadrão Antibomba – BOPE

O Batalhão de Operações Especiais (BOPE) recebeu nesta sexta-feira (26/03) dois novos trajes antibombas que serão utilizados pelos operadores do Esquadrão Antibombas em ocorrências envolvendo artefatos explosivos em todo o estado do Paraná. A entrega oficial dos equipamentos foi feita pelo secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, juntamente com o Comandante-Geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira e com o comandante do BOPE, major Marcio Antônio Machado Pereira.

“Viemos entregar esses equipamentos com muita alegria aos nossos policiais militares. Foi feita uma licitação internacional para adquirir esses trajes de qualidade e fizemos tudo isso para elevar a eficiência das ações e, também, a auto-estima dos operadores que poderão trabalhar com um recurso mais moderno e adequado ao trabalho que eles desenvolvem”, disse o coronel Marinho.

Mais investimentos estão previstos para a PM e as demais instituições de segurança pública do estado para reforçar a resposta contra o crime organizado. “Vamos continuar fornecendo melhores equipamentos às forças policiais, pois quem ganha com isso é a própria sociedade, que passa a contar com profissionais de segurança pública mais preparados”, complementou.

A entrega dos materiais ocorreu no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, em frente ao BOPE. Os novos trajes foram dispostos num local aberto e com restrição de pessoas para evitar aglomerações. O secretário Marinho e o coronel Hudson fizeram a entrega simbólica dos equipamentos ao major Machado, que representou o efetivo do Esquadrão Antibombas.

“O BOPE, assim como o Esquadrão Antibombas, já é conhecido nacionalmente e internacionalmente como uma unidade de referência e agora temos a possibilidade de ampliar as ações com os dois trajes, elevando a eficiência e otimizando a resposta nos casos que envolvem artefatos explosivos”, disse o major Machado.

A aquisição do traje iniciou-se em 2017, após um estudo técnico para que o Esquadrão Antibombas pudesse adquirir um equipamento mais moderno e que atendesse à demanda regional no atendimento de ocorrências que envolvem a desativação de artefatos explosivos. O processo foi iniciado com o capitão Oliveira, então comandante da subunidade, e finalizado com o capitão Rodrigo Hoinatski, responsável pelo grupo atualmente.

APLICAÇÃO – O traje é uma das ferramentas mais importantes na atividade antibombas. Somente com ele é que o operador explosivista pode se aproximar de maneira segura de um local onde há artefato com risco de detonação. As principais ações do Esquadrão Antibombas são nos casos de arrombamento de agências bancárias e de caixas eletrônicos em que há materiais suspeitos e nas situações em que são encontradas malas ou outros objetos suspeitos abandonados que podem conter um objeto explosivo e é necessário que o operador do Esquadrão Antibombas faça a verificação técnica.

O capitão Hoinatski destacou que a primeira prioridade do equipamento é garantir a segurança do operador durante o atendimento de ocorrência. “É de fundamental importância que os policiais militares tenham segurança e possam desempenhar uma ação mais segura com um dispositivo mais avançado”, destacou.

Outras notícias