Equipes municipais de saúde de Ivaiporã comemoram vacinação de 97% da população com 1ª dose contra coronavírus
O balanço da vacinação contra o coronavírus (Covid-19), aplicada na população dos 100 aos 18 anos, é considerada muito positiva pelo prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, e o vice-prefeito Marcelo Reis, que foram ao Centro Cultural, nesta sexta-feira, dia 17 de setembro, onde as equipes do Departamento de Saúde e da Vigilância Epidemiológica imunizaram 322 jovens de 18 anos com a 1ª dose da vacina.
No início da campanha de imunização contra o coronavírus a população era estimada em 22.992 acima dos 18 anos – conforme o IBGE de 2020 e os registros de quem usou o Sistema SUS antes da pandemia. Com a estimativa do Estado a população passou para 25 mil devido à atualização do Sistema SUS em decorrência da vacinação, que exige cadastro da população imunizada.
Conforme o Departamento de Saúde e da Vigilância Epidemiológica 97% da população acima dos 18 anos tomaram a 1ª dose da vacina contra o coronavírus e 60% estão imunizados com a 2ª dose ou dose única – Janssen (Johnson & Johnson), que totaliza 14.193 mil.
“A aplicação da 1ª dose na população com 18 anos significa mais uma etapa cumprida e muito desejada pelos pais dos jovens. Portanto, as equipes municipais de saúde cumprem a meta de imunização do Governo Federal e do Governo do Estado”, analisou Carlos Gil.
Com a população imunizada com a 1ª dose e outra parte com as 2 doses da vacina o prefeito disse que significa menor taxa de ocupação de leitos hospitalares; volta às aulas das crianças, jovens e adultos de forma gradativa; funcionamento do comércio; realização de eventos sociais com medidas preventivas; e retomada da geração de emprego e renda, que deu sinais no município. “A pandemia não acabou! É preciso manter as medidas preventivas”, alertou Carlos Gil.
Marcelo Reis observou que a faixa etária dos 18, 19 e 20 anos é plenamente ativa, porque está inserida no mercado de trabalho e faz faculdade. “A vacina motiva a sociedade, que volta à normalidade na medida do possível”, acrescentou o vice-prefeito.
Nilza Fernandes, que é coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e Ana Regina Soares, que é coordenadora da vacina contra o coronavírus, lamentaram por aqueles que abriram mão da vacina, levando a internamento com gravidade ou óbito infeccionado pelo coronavírus, e por aquelas pessoas que tomaram tardiamente por motivos alegados pessoais ou por opção – atrapalhando a estimativa de vacinados e forçando a repescagem em todas as fases.
Na quinta-feira, dia 16 de setembro, foram vacinadas 718 pessoas com 20 e 19 anos, e 111 se imunizaram fora da faixa etária, por exemplo, com 35, 37, 42, 43, 46, 57, 62 e 91 anos. O próximo passo é dar sequência à aplicação da 2ª na população que se imunizou com a 1ª dose, há 3 meses, com AstraZeneca ou Pfizer ou há 25 dias com a CoronaVac.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima