Equipe de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã alerta sobre gravidade dos casos de gripe

 Equipe de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã alerta sobre gravidade dos casos de gripe

O Departamento de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã alerta a população sobre o aumento da circulação do vírus Influenza e a confirmação de quadros graves e, em alguns casos, óbito.

Para monitorar os vírus respiratórios na região são coletadas amostras semanalmente e os resultados têm mostrado um aumento significativo do vírus Influenza do tipo A e B. “Por isso, é fundamental que a população mantenha-se atenta aos sintomas da doença, que incluem febre, dor de cabeça e no corpo, tosse seca e cansaço. Em casos mais graves pode haver dificuldade para respirar e em outros causam pneumonia. Quando indicado pelo médico fornecemos o antiviral Oseltamivir, que reduz a duração dos sintomas e previne as complicações”, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes.

O Departamento de Saúde reitera a importância da vacinação como forma de prevenção contra a Influenza. A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade e principalmente para os grupos prioritários: idosos, gestantes, crianças, profissionais de saúde e pessoas com doenças crônicas. A vacina é segura e protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (Victoria). Ou seja, as linhagens que circulam na região.

Além disso, é fundamental manter hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente, evitar contato com pessoas doentes e cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.

Atenção!

Em caso de suspeita de Influenza, quando a pessoa apresenta sinais de dificuldade respiratória, persistência da febre por mais de 3 dias, prostração, sinais de desidratação e sinais gastrointestinais, é importante procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações e salvar vidas.

Lembre-se: Influenza é uma doença que pode se agravar, e o meio mais eficaz de garantir proteção é a vacina.

Outras notícias