Entenda como é feita a degustação do café

 Entenda como é feita a degustação do café

A degustação profissional de café é um processo conhecido como prova do café ou “cupping”. Por meio dele, avalia-se a qualidade e características de diferentes tipos de café. O processo inclui preparar amostras de café moído e servi-las em xícaras ou taças específicas. O café é avaliado com base em sua aparência, aroma, sabor e “retrogosto” (o sabor que permanece na boca depois de engolir). Os degustadores de café profissionais utilizam ferramentas e técnicas para avaliar esses aspectos do café, como análise sensorial, avaliação de acidez, equilíbrio e corpo.

Classificação – Para iniciar o processo de prova, o grão deve estar cru (verde). Dessa forma, primeiramente, é analisada a umidade do grão, que deve ficar entre 11% e 12%. A classificação do café é dividida em dois processos: na primeira etapa, os grãos selecionados passam por uma peneira para indicar o tamanho médio deles, fornecendo uma medida para o lote. Na segunda, os grãos são espalhados na mesa de prova de café para verificar se há malformação, presença de pragas, paus, pedras e cascas.

Notas para o café – Depois disso, os grãos recebem uma nota indicativa. Se a nota for maior do que seis, trata-se de um café especial. Em seguida, a amostra é encaminhada para o processo de torra.

Café torrado – Durante a torra e moagem, a cor do grão é analisada, devendo permanecer na escala padrão de torrefação. Depois disso, o café fica esfriando de 8 a 12 minutos.

Preparo da bebida – Pronta para ser preparada, a bebida é feita sem uso de filtros nem açúcar para se ter o café mais fiel possível ao grão. São preparadas pelo menos cinco xícaras para cada amostra com aproximadamente 10 gramas de pó.

Cheiro do café – Com o café moído já na xícara, o especialista vai inalar o aroma e, depois, acrescentar aproximadamente 150 gramas de água a 93º graus. O odor do café já oferece uma prévia do sabor da bebida.

Quase lá – Depois de colocar a água, aguarda-se 4 minutos até que se forme uma crosta de grão moído na superfície da xícara. Com isso, utilizando a colher para degustação de café, em apenas três movimentos suaves, o degustador retira a sobra de grão moído, deixando apenas o líquido.

Provando o café – Após esses procedimentos, o especialista finalmente prova o café. Com a colher, o degustador pega o líquido e o sorve na boca, fazendo com que a bebida se espalhe pelas papilas gustativas da língua e permitindo com que o profissional sinta todas as notas de sabor do café.

Propriedades do grão – Nesse procedimento, são avaliadas 11 propriedades do grão: fragrância ou aroma, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, sabor, acidez, corpo, finalização, equilíbrio, defeitos e avaliação global.

Café Bela Esperança – É assim que funciona o processo de degustação do Café Bela Esperança, cultivado com carinho por nossa equipe, torrado e avaliado para que toda xícara de café chegue até você com uma bebida de muita qualidade, aroma e sabor.

Onde encontrar – O Café Bela Esperança pode ser adquirido nos supermercados da região e também na loja da Bela Esperança Agro, que fica na saída para Marialva, onde você encontra assistência agrícola e veterinária, amplo portfólio de insumos e implementos agrícolas, rações para pets e animais de grande porte, além de utilidades domésticas.

Outras notícias