Em Ariranha do Ivaí, Prefeitura auxilia pequenos agricultores na produção de silagem

 Em Ariranha do Ivaí, Prefeitura auxilia pequenos agricultores na produção de silagem

A Prefeitura de Ariranha do Ivaí, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou o ano de 2023 empenhada em oferecer suporte aos pequenos produtores rurais na produção de silagem, ajudando-os na garantia do fornecimento de alimento para o gado durante o ano. Como os pequenos agricultores e pecuaristas não dispõem dos equipamentos necessários, a secretária oferece através do serviço a mão de obra e patrulha mecanizada, composta por trator e ensiladeira.
O processo consiste primeiramente no corte e trituração da forrageira de interesse, na sequência vem a compactação para retirada do oxigênio e obtenção de melhores resultados e é concluída com fechamento do silo para armazenamento e conservação.
O Secretário de Agricultura de Ariranha do Ivaí, Sergio Januário, falou da importância deste trabalho que é desenvolvido pela secretaria no apoio ao pequeno produtor. “A importância é principalmente ajudar os pequenos produtores devido à dificuldade de armazenar o alimento, especialmente para o período da seca. Boa parte da silagem é destinada ao gado leiteiro. Então através dos serviços o produtor garante que a produtividade não será comprometida por falta de infraestrutura”, destacou Sergio.
De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), em 2023, com a cotação do milho a R$ 77 em média no Paraná, o produtor precisa vender 28 litros de leite para comprar uma saca do cereal, desse modo, os serviços desempenhados pela prefeitura vêm sendo de suma importância. Como é o caso do produtor de leite Rogério Pateka, arrendatário de quatro alqueires no bairro 70 Alqueires, que recebeu os serviços na última sexta-feira (9). Ele conta que com o auxílio da patrulha mecanizada e do funcionário disponibilizado pela prefeitura será possível produzir 30 toneladas de silagem, o suficiente para alimentar as 10 vacas leiteiras que o produtor possuí até julho de 2023.
“A secretaria vem desempenhando um ótimo trabalho na atual gestão, nos ajudando com a produção de silagem, sem esse auxilio seria muito difícil atingir a quantia necessária de silagem para durar pelo menos até a metade do ano, que é de 30 toneladas. Então não tenho o que reclamar, só agradecer à secretaria e ao prefeito Thiago que sempre procurou nos auxiliar”, agradeceu.

Outras notícias