Eleitorado pode solicitar novos títulos pela internet
O eleitorado já pode tirar, transferir, regularizar ou revisar o título eleitoral. Os serviços estão disponíveis na internet, pelo autoatendimento do eleitor. Conforme a Resolução TSE n° 23.659/2021, o cadastro fechou em 4 de maio, 150 dias antes da eleição, e reabre uma semana após o segundo turno, em 8 de novembro.
Primeiro título
Quem vai tirar o título eleitoral pela primeira vez pode solicitar via autoatendimento do eleitor. Na página, clique em “tire seu título”. Será necessário apresentar:
- Documento oficial com foto (RG ou outros que contenham a informação de nacionalidade brasileira);
- Fotografia segurando, ao lado do rosto, o documento de identificação oficial;
- Comprovante de endereço (no seu nome ou de familiares, desde que comprovado o vínculo familiar);
- Alistamento militar (para homens, no ano em que completar 18 anos).
Completadas as etapas indicadas no autoatendimento, a eleitora ou o eleitor deve aguardar a análise do pedido pela Justiça Eleitoral. O processo também pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta acessar a guia “Acompanhar Requerimento” e informar o número do protocolo gerado na primeira fase. A pessoa será informada se for preciso comparecer ao cartório para concluir o atendimento.
Se o pedido for autorizado, é só baixar o aplicativo e-Título – disponível em smartphone ou tablet – para acessar a via digital do título eleitoral, aceita como documento oficial de identificação. Você também poderá imprimir o título pela internet.
O alistamento e a regularidade das obrigações eleitorais são condições necessárias para: realizar matrícula em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, receber vencimentos e emitir passaporte, entre outros.