Do fundo de quintal para o promissor mercado tecnológico
A paixão pela Internet e as ferramentas tecnológicas dominaram a vida e ocuparam o tempo do londrinense Lucas Lone. Na companhia do irmão, Lucas criou um laboratório de fundo de quintal. Passados seis anos, os dois agora comandam uma lucrativa empresa de inovação tecnológica, detentora de valiosos contratos, inclusive com multinacionais.
A história, experiências e crescimento no mercado da “Aceno Tecnologia”, de Londrina, foi narrada na noite de quarta-feira (19), em Apucarana, para empresários, profissionais liberais e universitários, em mais uma etapa do Beer Innovation.
A série de eventos é promovida pelo Sebrae, Conecta Apucarana, Associação Comercial e Industrial de Apucarana (Acia) e Prefeitura de Apucarana. Os encontros tratam de temas como Inovação, Tecnologia e Startups, num ambiente descontraído e interativo de troca de conhecimento e experiências, seguindo um formato muito comum na Europa e América do Norte.
No mais recente evento, sediado na Cervejaria Dalle Beer, o Ceo da Aceno Tecnologia, Lucas Lone, contou que sua empresa começou bem pequena, com estrutura de três metros quadrados, no fundo do quintal de casa. “Com apoio do meio pai, começamos inventando produtos. Sempre tivemos muito interesse por eletrônica, inovação, internet e programação de computadores”, lembrou Lone.
Segundo ele, ao longo de alguns anos, a empresa evoluiu muito, ganhou mais espaço e agora conta com um time de alta qualidade, com engenheiros e técnicos. “Esse era o nosso hobby de infância e eu acabei me formando em engenharia elétrica, com ênfase em eletrônica; e meu irmão em Ciências da Computação”, revelou o Ceo da Aceno, acrescentando que, neste campo, é preciso muita determinação e persistência.
A palestra “A Jornada da Startup” atraiu empreendedores apucaranenses que mantêm startups e atuam na criação de aplicativos e ferramentas tecnológicas, visando crescer no mercado. O apucaranense Artur Lopes, com apoio do Conecta, é um deles. Ele comanda a Glassauto, que desenvolve soluções personalizadas para empresas de crédito. Ele também trabalha no desenvolvimento de um hardware de controle pecuário.
O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, explica que a série de eventos do Beer Innovation visa trazer para o ambiente tecnológico de Apucarana, profissionais bem sucedidos, para dar o exemplo e perspectivas aos empreendedores da área. “Estamos promovendo esses eventos para motivar e orientar os potenciais investidores nessa área, contando com o apoio do Sebrae, do Conecta, da Acia e da Prefeitura”, anuncia Faganello.