Diocese de Apucarana ordena 18 novos Diáconos Permanentes

 Diocese de Apucarana ordena 18 novos Diáconos Permanentes

A Diocese de Apucarana ganhou mais 18 diáconos permanentes, que vão atuar no município e cidades da região. A ordenação aconteceu nesta quinta-feira (21), na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que ficou lotada, com famílias inteiras. Oito diáconos vão atuar em paróquias de Apucarana, quatro em Arapongas, dois em Santa Fé e um em Novo Itacolomi, Ivaiporã, Arapuã e Godoy Moreira.

Moradores de Apucarana e pessoas de outras cidades que vieram em caravana, acompanharam a celebração presidida pelo Bispo Dom Carlos José de Oliveira. Com a ordenação, que foi a maior realizada até hoje, a diocese agora soma 114 diáconos permanentes.

Manoel Ferreira Vargas, de 69 anos, morador de Arapongas, ficou muito emocionado ao receber a ordenação. Ele, que é viúvo e fez até votos de celibato, vai atuar na Paróquia Santo Antônio de Pádua.

“É algo inexplicável, como explicar a caminhada que é um chamado de Deus. Minha esposa era de muita oração, sempre me pedia para que eu fosse mais atuante na igreja, após o falecimento dela fui me envolvendo e me despertou algo, me deu vontade de ser padre, mas pela idade optei pelo diaconato, então fiz um propósito com Deus, já são 12 anos de celibato e nessa caminhada para servir a Deus”, disse.

O novo diácono está animado e diz que agora vai trabalhar em prol da comunidade. “Eu tenho 69 anos, neste ano vou completar 70, isso prova que nunca é tarde. O chamado de Deus é maravilhoso, me tornei mais jovem, mais animado, mais disposto. Agora estou a serviço da igreja, levar a palavra, o amor, a caridade, trabalhar em prol da comunidade”, destaca.

Para a ordenação, os diáconos estudaram teologia por quatro anos. “A formação foi interrompida pela pandemia, são quatro anos de teologia, eles foram retomando as aulas de forma remota, depois presenciais, até que chegou o momento da ordenação. São homens consagrados, com família, esposa, filhos, netos, que têm a missão de pregar a palavra de Deus, servir no trabalho de caridade, servir na igreja, são homens ordenados que trazem esperança na ação evangelizadora”, explica o Bispo Dom Carlos José de Oliveira.

A ordenação dos novos 18 diáconos é a maior já realizada na diocese. “Nunca única celebração, é a maior já realizada, e nós louvamos a Deus pelos 18 novos diáconos permanentes, agora são 114 diáconos prementes em nossa diocese, motivo de muita alegria”.

Foto: Diocese de Apucarana

(Mais notícias da região)

Com informações TN Online

Outras notícias