Digitalização dos serviços públicos será debatido no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Maringá

 Digitalização dos serviços públicos será debatido no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Maringá

Business analysis planing and solution objective strategy concept

No dia 7 de agosto acontece o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Maringá, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) com apoio da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP) e Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (AMUNPAR). O evento reunirá prefeitos, gestores, servidores e especialistas para abordar soluções e investimentos voltados para a modernização dos serviços públicos.

A digitalização dos serviços públicos contribui para o desenvolvimento dos serviços governamentais, ao ajudar a melhorar as operações e a experiência dos cidadãos, promovendo a inovação na prestação de serviços. Por esse motivo, o tema será um dos destaques do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, que contará com o case de sucesso do município de Serranópolis do Iguaçu, representado pelo especialista em Tecnologia da Informação Alex Roveda.

“Com a implementação da telefonia digital e serviços da Prefeitura, houve uma economia significativa para os cofres públicos, com inúmeros benefícios ao cidadão. Agora, é possível acessar licitações, protocolos e até emitir guias tributárias sem sair de casa. Colocando o serviço público ao alcance da palma da mão, simplificando e agilizando o processo para os cidadãos”, destaca Roveda.

Outro aspecto importante nos serviços públicos de Serranópolis do Iguaçu é o sistema de monitoramento por câmeras. O município conta com mais de 100 câmeras de segurança pela cidade, ampliando o alcance da vigilância realizada pelo policiamento ostensivo. “Serranópolis do Iguaçu emerge como um modelo de cidade digital, sustentável e voltada para o bem-estar de seus cidadãos”, ressalta o especialista.

Prefeituras Inovadoras – A programação do Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes de Maringá traz, ainda, o reconhecimento das Prefeituras Inovadoras 2024 na região. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia para a inovação estratégica na atual gestão e o impacto positivo no desenvolvimento socioeconômico do município.

“O reconhecimento valoriza as gestões municipais que estão buscando usar a tecnologia de forma inteligente para melhorar a qualidade de vida da população local. A inovação no setor público não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para garantir a relevância e eficácia da governança na era digital”, destaca o diretor da RCD, José Marinho.

Além de modelos nos municípios e políticas públicas, no evento os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela eMaster e Portal de Compras Públicas.

Outras notícias