Dia do Farmacêutico: a contribuição deste profissional para o acesso à saúde

 Dia do Farmacêutico: a contribuição deste profissional para o acesso à saúde

Uma profissão milenar com a responsabilidade primordial de conhecer e tratar doenças. No começo da atividade de farmacêutico, a farmácia e a medicina eram uma só área. Mais tarde as duas profissões vieram a se separar, mas sempre trabalhando de maneira integrada. Na busca pela valorização e estímulo do profissional de saúde da farmácia, na data de 20 de janeiro é comemorado o Dia do Farmacêutico.

Prestes a completar 84 anos de idade e 65 anos de farmácia, Eugenio Andrade Marques é o colaborador com mais idade na Rede de Farmácias São João. Responsável técnico da filial 01 de Vacaria/RS, Eugenio viveu muito da transformação da profissão.

“Quando comecei a trabalhar, eram poucas as Faculdades de Farmácia, aprendemos a profissão na prática e éramos submetidos às provas de aptidão pelos órgãos de saúde reguladores. O balcão das farmácias foi em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso à saúde. Hoje vejo estes profissionais resgatando o papel clínico do início da profissão e contribuindo de maneira significativa com a população. Tenho muito orgulho de fazer parte da Rede São João, de ter conseguido formar dois filhos na Faculdade de Farmácia e de ter um deles como colega de trabalho, aqui na empresa”, conta Eugenio Andrade Marques.

Desde agosto de 2014, com a lei 13.021, as farmácias e as drogarias são consideradas estabelecimentos de saúde e não apenas comércio de medicamentos. Com quase mil filiais espalhadas pelo Sul do Brasil, a São João tem mais de 3.500 farmacêuticos que atuam junto à população na prestação de diversos serviços e orientação preventiva ao paciente, além do compromisso em estabelecer vínculos de confiança e de se manter atualizado técnico-cientificamente.

Para aprimorar o atendimento especializado, a Rede investiu em mais de 1400 consultórios farmacêuticos, espaços dentro das filiais que oferecem privacidade e conforto ao paciente. Os serviços são prestados sem burocracia, sem fila, agilizando e facilitando vários procedimentos.

A farmacêutica Carla Kleber da Silva Stefani trabalha na São João há 15 anos. Gestora da filial de Palmeira das Missões/RS, ela afirma que, com a chegada dos consultórios farmacêuticos nas filiais, o atendimento ficou ainda mais qualificado, humanizado e acolhedor. “Nós farmacêuticos somos muito procurados e isso me deixa extremamente feliz, pois amo minha profissão e é muito gratificante ver o reconhecimento do nosso trabalho”, ressalta.

A Rede de Farmácias São João também investe na formação de futuros profissionais. Atualmente mais de 70 acadêmicos do Curso de Farmácia, de 21 instituições de ensino superior, fazem estágio na empresa. E através do Programa de Incentivo à Educação, cerca de 100 colaboradores da Rede recebem auxílio para cursar a Faculdade de Farmácia.

“Temos muito a contribuir com a população e com todo o sistema de saúde, trabalhando de maneira integrada, com prevenção, rastreamento de doenças, encaminhamento médico adequado e qualificado, uso correto e seguro de medicamentos”, explica o gerente de Serviços de Saúde da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

A Rede São João abre muitas oportunidades aos seus farmacêuticos, formando talentos para atuarem em diversas áreas. Alguns seguem a carreira de gestão e podem atuar como gestores de filiais, como coordenadores regionais – responsáveis por uma região de até 30 filiais, ou como coordenadores distritais, responsáveis por uma área de até 150 filiais. Também tem os profissionais que seguem a carreira clínica, atuando nos consultórios farmacêuticos, e os que estão na área de logística, que garantem a qualidade do armazenamento e do transporte de produtos entre as filiais. Ainda, os farmacêuticos que trabalham no suporte técnico, regulatório, setor de compras, auditoria, dermocosméticos, gestão de resultados, gerenciamento de categorias, recursos humanos e em treinamentos.

Sobre atuar nessas diferentes áreas, Canquerini reforça que o farmacêutico, como em qualquer profissão, precisa estar constantemente estudando e se reinventando para ocupar tanto os espaços já existentes como poder criar suas próprias oportunidades de atuação. “O mercado de trabalho é muito dinâmico e estamos presenciando o surgimento de necessidades emergentes em uma sociedade pós-pandemia em constante movimento. Além disso, temos entidades representativas fortes e articuladas que trabalham incansavelmente para termos novas áreas de atuação. Por estes motivos, temos observado nos últimos 10 anos uma demanda crescente de vagas de trabalho para farmacêuticos em diversas áreas”, salienta Roberto Canquerini.

“Diante de toda a diversidade de áreas de atuação do farmacêutico, podemos pensar que ele possui um papel social fundamental na vida do cidadão. Desde que as farmácias foram reconhecidas como estabelecimento de saúde, o farmacêutico passou a ter mais atribuições que, por sua vez, aproximaram seu contato direto com os pacientes, além de estar cada vez mais inserido na rede de atenção à saúde como um profissional indispensável no cuidado da população”, destaca a secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergmann.

 

Mais de 1,9 milhões de atendimento nos consultórios farmacêuticos

Nos últimos anos, a São João investiu para aperfeiçoar o sistema de gestão dos consultórios farmacêuticos, com ampliação dos espaços, treinamentos de qualificação da força de trabalho e busca por novidades no mercado para ofertar melhores serviços para a população.

Desde o início da pandemia de covid-19, mais de 2,2 milhões de testes foram feitos, representando mais de 10% dos testes realizados em todas as farmácias associadas à Abrafarma. Outro dado que chama atenção pelo volume é que só em 2022, mais de 1,9 milhões de atendimentos clínicos foram realizados nos consultórios farmacêuticos da empresa.

Também é permanente o investimento em treinamentos, com a destinação de uma grande carga horária para capacitação inicial, de reciclagem, além de grupos de estudos científicos formados por farmacêuticos com mestrado e doutorado que atuam na empresa. Nos grupos são discutidos os casos clínicos dos pacientes atendidos, a conduta clínica, como qualificar os encaminhamentos para assistência médica, além de estudos de artigos científicos.

 

Serviços oferecidos nas farmácias

As farmácias assumem um papel cada vez mais importante como estabelecimento de saúde e os farmacêuticos são os protagonistas. Aliado aos avanços da área, a evolução dos equipamentos e o surgimento dos testes conhecidos como point of care testing, ressignificaram o processo de triagem do diagnóstico devido à segurança e praticidade, já que é possível análises com resultados em apenas 15 minutos.

Desta forma, algumas filiais possuem até três consultórios farmacêuticos, um dedicado para aplicação de vacinas, outro para testes de covid-19 e um terceiro para os demais serviços de saúde disponíveis, como testes de perfil lipídico, para avaliação de colesterol e triglicerídeos, testes de Dengue, testes de TSH para avaliação da função da tireoide e testes de PSA, para avaliação e rastreamento de câncer de próstata.

 

Sobre a São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente são mais de 980 filiais, 17 mil colaboradores e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.

O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.

O cliente também tem disponível a opção de parcelamento em até 6x pelo São Card, crediário próprio da empresa, sem entrada, sem acréscimo, com 30 dias para começar a pagar, sendo necessário para o cadastro apresentar apenas o RG ou CNH física/digital. Outras informações sobre produtos, compras e promoções exclusivas através do site www.saojoaofarmacias.com.br

Outras notícias