DETEC Cocari no Paraná traz recomendações para o controle da cigarrinha durante o plantio de soja
O gerente técnico da Cocari no Paraná, Antonio Pavan Junior, explica que a cigarrinha é uma praga que transmite uma doença infecciosa na cultura do milho, através de microrganismos denominados molicutes.
Para preservar as lavouras de cooperados e garantir seu bom desempenho, o Departamento Técnico – DETEC Cocari vem participando de capacitação. “Desde 2021, estamos fazendo treinamentos com a equipe de consultores técnicos da Cocari. Já foram realizadas capacitações teórica e prática para que toda a equipe entenda como a dinâmica da cigarrinha funciona. No Centro Tecnológico Cocari (CTC), foi feita a avaliação de híbridos de milho do portfólio da cooperativa com o objetivo de treinar os consultores quanto à identificação da doença e também fazer um melhor posicionamento dos híbridos que o produtor semeará na próxima safra”, comentou.
Pavan explica que está sendo feito o monitoramento do inseto no CTC, com armadilhas para o acompanhamento da onda de cigarrinhas e sua multiplicação. Além disso, as unidades da cooperativa possuem banners para fomentar a divulgação sobre milho tiguera e controle de pragas e plantas daninhas durante o plantio de soja. “Por meio do manejo correto de pragas na cultura da soja, quando iniciarmos a cultura de milho haverá um cenário melhor. Se deixarmos o milho tiguera dentro da lavoura de soja, criaremos uma ponte verde e as pragas vão se multiplicar, aumentando a pressão no milho safrinha”, detalha.
Segundo o gerente técnico, este é o momento de escolher um híbrido resistente. “Nesse sentido, os produtores podem procurar a equipe do DETEC para optar pelos híbridos mais tolerantes em relação à cigarrinha. Em janeiro, haverá uma segunda etapa dessa divulgação nas unidades, reportando ao produtor a importância do tratamento de sementes, da semeadura em datas próximas e do controle químico e biológico desde o início do estabelecimento da cultura até o estágio de desenvolvimento V8”, adianta.
O gerente técnico ressalta que a equipe técnica da Cocari tem todos os recursos para o bom controle da praga. “As ações estão sendo feitas para minimizar o risco para o produtor, com um portfólio e manejo adequados, utilizando produtos de qualidade e posicionamento correto”, enfatizou.
Redação Cocari