Deputado Soldado Adriano José aprova projeto que garante vagas de pilotos de aeronaves da PM para praças da corporação

 Deputado Soldado Adriano José aprova projeto que garante vagas de pilotos de aeronaves da PM para praças da corporação

O projeto de lei 413/2022 determina que os praças devidamente habilitados pela ANAC poderão pilotar aviões e helicópteros da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em segundo turno de votação, na sessão plenária desta quarta-feira (13), o projeto de lei 413/2020, que dispõe sobre o exercício da função de piloto de aeronaves, operados pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado, pelos praças da corporação.

A proposta tramitou na forma de um substitutivo geral da Comissão de Constituição e Justiça. De acordo com o novo texto, ficou assegurado que um percentual das vagas destinadas ao exercício da função de piloto de aviões e helicópteros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros seja preenchido por praças devidamente habilitados segundo as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e demais regulamentos do Comando Geral da Polícia Militar, que também estabelecerá o percentual a ser preenchido.

De acordo com a  justificativa, a matéria “visa conferir efetividade ao princípio constitucional de igualdade, ao assegurar que a função de piloto de aeronaves possa ser isonomicamente exercida pelos praças que preencham os requisitos legais”.

A justificativa da matéria também ressalta que a medida é economicamente vantajosa “considerando que por serem habilitados pela ANAC não será necessário realizar todo o curso de Piloto Privado, o qual é custoso aos cofres públicos, em vista do valor do combustível e hora/aula de instrução”.

Outras notícias