Departamento Municipal de Saúde alerta população de Ivaiporã sobre aumento de casos de dengue

 Departamento Municipal de Saúde alerta população de Ivaiporã sobre aumento de casos de dengue

As equipes de endemia do Departamento Municipal de Saúde da Prefeitura de Ivaiporã continuam encontrando água parada e larvas do mosquito Aedes aegypti – especialmente em vasos de plantas, lixo, caixas de água e bebedouros de animais.

Este ano, foram confirmados 5 casos de dengue – 3 deles em março. A maior incidência dos casos está concentrada no Conjunto Mourão Filho. No entanto, a população deve manter-se em alerta, uma vez que há mais 4 casos suspeitos em investigação.

Para evitar que os casos de dengue aumentem o Departamento Municipal de Saúde alerta, mais uma vez, que é fundamental limpar o quintal pelo menos 2 vezes por semana. Além disso, é necessário tampar os ralos, lavar os bebedouros de passarinho, gato e cachorro, por exemplo, utilizando bucha e sabão, limpar as calhas e olhar o reservatório de água atrás da geladeira. Ou seja, não deixar recipiente algum com água parada.

A Prefeitura notifica e multa os proprietários dos domicílios onde são encontrados recipientes com água e larva do mosquito da dengue. “O nosso objetivo não é multar e sim conscientizar a população que o quintal é da responsabilidade de cada um”, lembrou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Silviene Schmoller, um mosquito pode produzir até 1.000 ovos no período de 45 dias.

Denuncie anonimamente quem deixa água parada. Ligue 3472-1788 e informe o endereço completo para que as equipes de endemia possam vistoriar.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias