Defesa Civil capacita coordenadores municipais da região

 Defesa Civil capacita coordenadores municipais da região

Apucarana está sediando nesta semana a capacitação de Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil ministrado pela Defesa Civil do Estado, com a participação de 22 municípios da região. O evento foi organizado pelo 11º Grupamento de Bombeiros em conjunto com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A capacitação de dois dias foi dividida em duas turmas devido às medidas de enfrentamento e prevenção contra a pandemia. Hoje e amanhã, o grupo é formado por coordenadores da defesa civil de 11 municípios da região (Apucarana; Arapongas; Cambira; Kaloré; Marumbi; São Pedro do Ivaí; Bom Sucesso; Jandaia do Sul; Mandaguari; Sabáudia e Pitangueiras). Apucarana é representada pelo comandante da Guarda Municipal Alessandro Carletti e Jefferson Zanon.

A capacitação da 2ª turma será nos dias 5 e 6 de agosto com coordenadores da defesa civil de outros 11 municípios (Borrazópolis; Novo Itacolomi; Califórnia; Rio Bom; Cruzmaltina; Marilândia do Sul; Mauá da Serra;Faxinal; Grandes Rios;Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí).

A capacitação visa o aprimoramento das ações do órgão, seja na atuação frente a desastres, seja nas medidas preventivas em cada município, e ainda nas questões legais e burocráticas.

Ao participar da abertura da capacitação que está acontecendo no SESI/Apucarana, o prefeito JUnior da Femac descatou a importância do trabalho de coordenação que a defesa civil realiza em todas as cidades.”É um órgão importantíssimo que faz a coordenação das forças e trabalho na ocorrência de desastres naturais, entre muitas outras situações. A defesa civil cada vez mais tem adotado uma uma postura de prevenção de desastres e de educação junto à população em geral sobre o que precisa ser feito para evitar esses desastres”, observa JUnior da Femac.

O comandante do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Fábio Roberto Azevedo, lembra que a Defesa Civil é uma atividade de responsabilidade dos municípios, do estado e da união. “Nós somos uma coordenadoria regional e temos o papel de interagir com os municípios para facilitar os tratos municipais em relação a Defesa Civil. Temos uma grande experiência de militares da Defesa Civil do Estado que vivenciaram outras realidades, permitindo que as gestões municipais sejam beneficiadas com todo esse conhecimento e experiência”, afirma Azevedo.

Outras notícias