Defesa Civil alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda-feira

 Defesa Civil alerta para risco de fortes tempestades de sábado até segunda-feira

11/12/2019 Nuvem Chuva

São aguardados grandes volumes de chuva em quase todo o Paraná nos próximos três dias. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre o final de semana e segunda-feira (9) o eixo de uma frente fria vai atuar em boa parte do Estado. Este sistema deve ficar sobre a região até terça-feira (10) e gerar uma condição de grande instabilidade, com possibilidade de tempestades com raios e ventos fortes.

Entre esta sexta-feira (6) e segunda-feira (9) o maior acumulado será no Sudoeste, com precipitação que pode ultrapassar os 200 milímetros. Para a porção sul do Estado, os Campos Gerais, a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral o acumulado previsto ultrapassa os 150 milímetros. Na região Norte também chove bastante. Há risco de alagamentos e enchentes. Na terça-feira (10) ainda deve chover, mas a frente fria se afasta em direção ao Sudeste.

Nesta sexta-feira, a Defesa Civil enviou alertas para as pessoas cadastradas na região Sul do Paraná, comunicando a chance de fortes temporais. Esta condição vai se manter pelos próximos quatro dias. Os municípios também foram orientados a acompanhar com atenção a evolução das condições meteorológicas e se prepararem para o caso de uma emergência.

Todos os avisos da Defesa Civil são enviados por mensagens de SMS no 40199 e WhasApp (61) 2034-4611 mediante o cadastro prévio. O Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) realiza o monitoramento do estado 24 horas por dia e enviará novos alertas de acordo com a atualização das condições.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO  Além de poder se cadastrar para receber as mensagens da Defesa Civil os paranaenses podem encontrar dicas sobre como agir em situações de desastre e tempestades no site da Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná. A Defesa Civil pede especial atenção para as pessoas que vivem em áreas de risco, próximas a morros, encostas e margens de rios.

Outras notícias