Crianças atendidas pelos projetos sociais da Prefeitura de Ivaiporã recebem 600 cartilhas do CastraPet

 Crianças atendidas pelos projetos sociais da Prefeitura de Ivaiporã recebem 600 cartilhas do CastraPet

Como parte do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), que é promovido pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), via Fundo Estadual do Meio Ambiente, e parceria da Prefeitura de Ivaiporã, a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Denise Kusminski, entregou 600 cartilhas às crianças atendidas pelos projetos sociais Renascer, Casa de Vivência e Centro da Juventude, nesta quinta-feira, dia 6 de outubro.

A cartilha, que conta a história da Mila – e os animais de companhia, integra as ações de educação ambiental, aborda sobre a importância da adoção, alerta acerca da responsabilidade quanto à saúde do animal e o crime referente aos maus tratos. Ou seja, tutela responsável do animal. A história da Mila foi explicada as crianças pela engenheira ambiental Joyce Pifano.

Nos dias 2 e 3 de setembro, foram feitas 238 castrações gratuitamente, em Ivaiporã, por intermédio do CastraPet, que objetiva controlar a população de cães e gatos, e prevenir zoonoses. Além das cirurgias os animais foram microchipados.

Na ocasião, os tutores recebem a medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação com orientações e o auxílio necessário de uma clínica de apoio no município – encaminhado pela Unidade Móvel do CastraPet.

O recurso do CastraPet foi de R$75.000,00 e a contrapartida do município de 5% do valor do convênio, que totalizou R$3.750,00. “Este recurso é aplicado pela Prefeitura nas cartilhas e em educação ambiental sobre tutela responsável com os animais. Portanto, a administração Carlos Gil e Marcelo Reis considera muito importante a ação, porque as crianças conhecem mais sobre os cuidados e responsabilidades que devem ter com os pets”, comentou Denise Kusminski.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

Outras notícias