Cooperado de São Luiz (PR) alcança alta produtividade com o programa Sou Mais Cocari

Aumentar a produtividade é um dos principais objetivos do produtor rural, e o programa Sou Mais Cocari tem se mostrado um grande aliado nessa busca. Com soluções tecnológicas aplicadas a diferentes segmentos, como lavoura, pecuária, avicultura e piscicultura, o programa oferece consultoria técnica especializada para garantir melhores resultados produtivos e maior retorno financeiro aos cooperados.
Na lavoura, os relatos de sucesso não param de chegar a cada nova safra. Um desses casos é o do cooperado José Carlos Antonini, de São Luiz, que, ao lado de seu cunhado e sócio Geraldo Stefanutto, participa do programa desde 2022. “Temos participação 100% na cooperativa, tanto na compra de insumos quanto na entrega da safra”, afirma José Carlos. Segundo ele, a assistência da Cocari faz toda a diferença. “A cooperativa nos acompanha desde a regulagem dos equipamentos no plantio até a colheita, trazendo novidades do mercado e implementando novas tecnologias”, destaca.
Resultados que fazem a diferença
José Carlos faz um comparativo entre antes e depois da adesão ao programa e percebe uma grande evolução. “A gente plantava e achava que estava fazendo tudo certo, mas com o Sou Mais Cocari e a assistência técnica semanal, com indicação de novas cultivares e tecnologias, a produtividade aumentou, com certeza”, afirma.
A média de sua propriedade gira em torno de 145 sacas por alqueire. No entanto, no talhão onde as tecnologias do programa foram aplicadas, a produtividade chegou a 163 sacas por alqueire, mesmo enfrentando desafios climáticos, como estiagem durante o enchimento de grãos e excesso de chuvas na colheita. “Isso só foi possível porque tivemos acompanhamento constante, informações de mercado e uso de tratamentos inovadores, como o Mandacaru, indicado pelo Departamento Técnico da Cocari, além de outros produtos foliares que agregaram muito em produtividade”, explica.
O consultor do Departamento Técnico da Cocari na unidade de São Luiz, Bruno Cezar Bulla, destaca que os resultados variam conforme as condições climáticas da região, mas a diferença para quem participa do programa é notável. “Enquanto algumas áreas da microrregião apresentaram produtividades entre 90 e 150 sacas por alqueire, o talhão cadastrado no Sou Mais Cocari chegou a 163 sacas. Essa diferença mostra o impacto positivo da tecnologia e do manejo adequado”, constata.
Parceria que gera resultados
Segundo Bruno, o sucesso de José Carlos também se deve à sua receptividade para novas tecnologias e recomendações técnicas. “Ele é muito aberto às inovações sugeridas pela cooperativa, o que facilita a implementação das novidades do mercado”, comenta.
A parceria entre o produtor e a Cocari vai além da assistência técnica. O cooperado trabalha no modelo barter (troca) para soja, milho safrinha e trigo, e recebe acompanhamento semanal, com visitas à lavoura para monitoramento, identificação de pragas, ajustes no fertilizador e regulagem da plantadeira e do adubo. “Se em uma visita não há necessidade de ajustes, aproveitamos para conversar, porque mais do que um cooperado, o José Carlos é nosso amigo”, destaca Bruno.
O programa Sou Mais Cocari tem transformado a produtividade no campo e pode ajudar você a alcançar melhores resultados na sua lavoura. Procure uma unidade da Cocari e saiba como fazer parte dessa iniciativa.