Conselho de Saúde de Faxinal aprova plano de contingência contra a dengue

 Conselho de Saúde de Faxinal aprova plano de contingência contra a dengue

No dia 17 de junho, membros do Conselho Municipal de Saúde de Faxinal realizaram uma reunião extraordinária para deliberar e aprovar o plano municipal de contingência contra a dengue, zika e chikungunya. Entre os assuntos discutidos na reunião, foi a leitura e votação da Ata anterior, apresentação de novos Conselheiros, situação da dengue no município e eleição para membros da Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços Hospitalares.

 

O Plano, aprovado por unanimidade pela maioria dos membros que estavam presentes na reunião, consta a preparação antecipada de ações para o combate de eventuais epidemias de dengue no município, podendo ter revisão periódica. O documento será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) para aprovação. Além da aprovação do Plano, foram apresentados os dados epidemiológicos da dengue no município, e as ações realizadas pela Prefeitura por meio dos setores de Endemias, Promoção da Saúde e Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no enfrentamento dessas doenças. De acordo com dados passados pela coordenadora de Endemias, Claudete Maria Albach e o pelo supervisor de Endemias, Silvio José Simões, o município contabiliza até o momento, 4.040 notificações, sendo casos positivos 2.966,  curados 2.945 e 06 óbitos. Dados contabilizados até o dia 14 de junho.

 

O secretário de Saúde, Reginaldo da Cruz Júnior, destacou que já iniciou a gestão com os casos de dengue em alta, porém os municípios da 16ª Regional já se encontravam na mesma situação. Ele salientou ainda que todos os munícipes devem contribuir fazendo sua parte, limpando seu quintal e terrenos baldios. Sobre o fumacê, o secretário disse ter enviado ofício para 16ª Regional de Apucarana, solicitando a posição do município de Faxinal na fila de espera, e está aguardando reposta.

 

A pauta terminou com indicação dos membros para compor a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Serviços Hospitalares, tendo como indicados: Silvia Catarina Bocardo Justos; Rodrigo Camargo Santana; Josiane Kelly de Barros; Valrisnei dos Santos Nascimento e Claudete Maria Albach Rosa. Também foram apresentadas as novas Conselheiras de Saúde, representando as trabalhadoras da área da saúde: Polyana Hernandes Guerra e Dalva Batista de Oliveira, ambas aprovadas por unanimidade. A reunião foi conduzida pela presidente interina, Cibelli Aparecida Kaplum. O presidente atual do Conselho, Moacir Coutinho, não pode estar presente devido ter passado por uma cirurgia.

 

Estiveram presentes, representando os trabalhadores de Saúde, Gislaine Rios Paulussi; Claudete Maria Albach Rosa; Viviane Paulini Schmoeler; Polyana Hernandes Guerra; Silvia Catarina Bocardo Justus; Dalva Batista de Oliveira; Rodrigo Camargo Santana e Sr. Vinicius André Malaquias. Representando as Instituições Prestadoras de Serviços de Saúde Privado ACEF, Giselli Rios Paulussi; representando a APAE; Maria de Fátima Benevides Vilas Boas; representando a Pastoral da criança e familiar, Michael Rodolfo Bento; representado a Secretaria Municipal de Educação, Cibelli Aparecida Kaplun; representando as instituições de longa permanência (ILPI’s), Ney Lopes e Magna Jose de Oliveira do Nascimento e representando Associação dos Agricultores Familiares, Flávio Jedeneralski.

Outras notícias