Conseg de Ivaiporã implantará programa Vizinho Solidário
O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Ivaiporã, Jair Burato, reuniu o prefeito em exercício Marcelo Reis, vereadora Gertrudes Bernardy, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Depen (Departamento Penitenciário Nacional), Defesa Civil, 38ª Ciretran, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisi), Departamento de Assistência Social – Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Subsessão da OAB, Rotary Club, Cristma – Movimento Cristo Te Ama, programa Amor Exigente, Conselho Municipal Antidrogas, paróquias e de igrejas evangélicas – e com a participação dos vereadores Emerson Bertotti e José Maurino Carniato.
Devido ao aumento de furtos e roubos no município a vereadora Gertrudes Bernardy sugeriu a implantação programa Vizinho Solidário (Lei Estadual 21.027/2022), que visa agilizar a troca de informações entre vizinhos e as forças de segurança caso algo suspeito ocorra na propriedade do outro. Conforme o programa estadual fica a cargo dos vizinhos a criação de redes sociais ou sinais sonoros para facilitar a comunicação.
“Sempre afirmei que Ivaiporã é uma cidade segura. Mas, infelizmente, a realidade mudou e não faz muito tempo. Por isso, acredito que temos a obrigação de tomarmos cuidado com a nossa segurança e ajudarmos a cuidar da casa do vizinho. Neste caso, implantando o programa Vizinho Solidário”, recomentou Gertrudes Bernardy.
Sociedade unida
A agilidade da Polícia Militar e da Polícia Civil no combate à criminalidade, e a rapidez do atendimento prestado pelo Corpo de Bombeiros foram mencionadas pelo prefeito em exercício Marcelo Reis. “As forças de segurança nos transmitem tranquilidade. Mas precisamos envolver a sociedade de Ivaiporã, que é bastante solidária e pode ajudar a reforçar a segurança no município”, sugeriu Marcelo Reis.
Do município do Arapuã veio a vice-prefeita Carla Janaina Salvador, que se mostrou disposta a colaborar com a segurança. “O nosso município é pequeno. Mas podemos agregar esforços em benefício da segurança da população”, antecipou Carla Salvador.
Na quarta-feira, dia 8 de fevereiro, o Conseg implantará o programa Vizinho Solidário e retomará os programas Pé na Faixa e Valorizando a Vida. A reunião, que foi agendada para as 19h00, no salão nobre da Prefeitura, também servirá para discutir sobre a segurança pública e o combate ao uso de drogas e à violência doméstica.
Assessoria de Imprensa – Lúcia Lima