Conheça os avicultores integrados com os maiores índices de eficiência produtiva em fevereiro de 2023
Atualmente, a Cocari conta com 263 aviários, em 26 municípios do Paraná. Todos os meses, a cooperativa divulga um ranking dos avicultores integrados com os maiores Índices de Eficiência Produtiva (IEPs). Em fevereiro, o destaque ficou por conta de avicultores de Cambira, Itambé e São Pedro do Ivaí.
Só em 2022, foram registrados o abate de 46,8 milhões de aves, com um movimento econômico de mais de R$ 653 milhões. O fomento à avicultura feito pela Cocari contribuiu para este desempenho. A cooperativa possui intercooperação com a Aurora, de Chapecó (SC), uma das maiores cooperativas do Brasil e referência no setor. A Cocari realiza o fomento junto aos produtores integrados e a Aurora realiza o abate e a comercialização da produção.
O Índice de Eficiência Produtiva (IEP) é o principal indicador utilizado para medir o desempenho zootécnico de um lote de frangos de corte, conforme destaca a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Este índice calcula o ganho produtivo que é obtido durante as fases de alojamento e desenvolvimento das aves, considerando itens como: ganho de peso diário, viabilidade e conversão alimentar.
Confira quem foram os avicultores integrados que alcançaram os maiores IEPs em fevereiro: