Comitiva da Caixa Econômica Federal visita Cocari; grupo também conheceu produtores cooperados

 Comitiva da Caixa Econômica Federal visita Cocari; grupo também conheceu produtores cooperados

Na última sexta-feira (06), uma comitiva da Caixa Econômica Federal visitou a Cocari e suas estruturas, tendo sido recebida pela diretoria, superintendentes e executivos das concessionárias Tratornew e Tratorcase. O objetivo da visita foi conhecer a cooperativa para fomentar o desenvolvimento econômico da Cocari e, consequentemente, de seus cooperados. A visita faz parte de um roteiro que a instituição financeira está realizando em cooperativas agropecuárias de todo o país.

No início da manhã, foi realizada a apresentação institucional da Cocari pela direção e cada superintendência apresentou os produtos e serviços ligados a ela. Na sequência, os representantes da Caixa tiveram um momento para trocar experiências com a equipe da cooperativa.

No período da tarde, a comitiva seguiu em visita à Fábrica de Rações e Fiação. O grupo também visitou o agricultor Luiz Carlos Manholer e o avicultor Lindomar Guedes Rocha, cooperados da Cocari em Mandaguari (PR).

Fizeram parte da comitiva o Vice-Presidente de Finanças e Controladoria, Rafael Morais; o Vice-Presidente de Tecnologia, Cláudio Salituro; o Gerente de Relacionamento da Conta Cocari, Henrique Batista; a Coordenadora Central Gestão de Riscos, Viviane Souza; a Superintendente Executiva de Varejo, Ana Karla Veinhal; o Gerente de Clientes Gestão de Produtos, Carlos Adolfo; Gerente de Desempenho Empresarial, Uyara Correa; o Diretor de Seguros, Geovani Ferreira da Silva; a Gestora Jurídica, Gislaine Guilherme; o Gerente de Clientes Private, Rodolfo Balestrieli; o Gerente de Clientes Banco de Investimentos, Edilson Rocha; e a Gerente Nacional Private, Simone de Souza Borges.

O presidente da Cocari, Dr. Marcos Trintinalha, comentou sobre como a visita poderá beneficiar a cooperativa e seus cooperados. “O recurso financeiro que a Caixa apresenta é muito significativo e a Cocari tem uma relação direta com os associados na aquisição de insumos. Essa proximidade pode fazer com que as negociações sejam facilitadas, tramitando mais rapidamente e ocorrendo de forma mais intensa. Temos muitos negócios que podem ser feitos junto à Caixa, como financiamentos para produtores que queriam comprar máquinas agrícolas e também a compra de insumos pela própria cooperativa para que ela repasse, posteriormente, a seus associados. Ao conhecerem a base da cooperativa, os representantes da Caixa puderam verificar o quanto a cooperativa é importante para captar os recursos e colocar à disposição dos produtores”, pontuou.

O vice-presidente da cooperativa, João Carlos Obici, comentou sobre a importância da visita. “A Cocari sempre prezou muito pela visita in loco dos gestores das instituições financeiras, para que conheçam nossa realidade e as pessoas que desempenham a gestão. A visita da comitiva da Caixa é especialmente oportuna, já que o presidente do banco, Pedro Guimarães, declarou recentemente que a Caixa tem o objetivo de ser a maior instituição financeira financiadora do agro e, para isso, são necessárias parcerias. Com nossa estrutura, capacidade e capilaridade dos produtores, seja em financiamento de insumos ou máquinas, dentro da cooperativa e também nas concessionárias, essa troca de conhecimentos facilitará o acesso ao crédito oferecido pela Caixa ao seu destino”, ressaltou.

Obici também falou sobre as contribuições feitas pela cooperativa para desenvolver soluções em financiamento para o agro. “Propusemos soluções para aumentar a agilidade no ato da contratação e melhorias nos projetos e intermediadores, uma série de facilidades que foram estruturadas de forma conjunta entre a Cocari e a Caixa. Temos certeza de que colheremos bons frutos, porque nos colocamos à disposição para realizar projetos-piloto que atenderão as necessidades tanto da Caixa quanto de nossos associados e clientes vinculados à Cocari”, completou.

O vice-presidente de Finanças e Controladoria da Caixa, Rafael Morais, comentou sobre os resultados obtidos a partir da visita. “Tivemos uma impressão muito positiva da cooperativa e conseguimos alcançar nossos objetivos, que eram entender um pouco mais a operação da Cocari e fazer a visita aos cooperados, de modo que foi possível ver como a Caixa pode fazer diferença na vida do produtor rural. Em agosto passado, estávamos em 8º lugar no segmento de agronegócio e, com muito foco, chegamos ao 2º lugar nacional. Nossa meta é alcançar a liderança e contribuir ainda mais com o crescimento desse segmento”, destacou.

O vice-presidente de Tecnologia da Caixa, Cláudio Salituro, concorda que a visita foi muito produtiva para o grupo. “A visita superou a expectativa. Encontramos um profissionalismo muito grande e uma cooperativa muito bem estruturada em termos de governança. O trabalho da Cocari é realmente excepcional. Foi uma boa oportunidade para aprender um pouco mais sobre o agro com a experiência da Cocari. Entendo também que devemos aprofundar as visitas e estreitar essa parceria, retirando lacunas que existem no mercado, para gerar mais riqueza para o país”, ressaltou.

Outras notícias