Comidas vencidas da Casa Lar de Faxinal, foram jogadas no “lixo”

 Comidas vencidas da Casa Lar de Faxinal, foram jogadas no “lixo”

Neste sábado (16), Dia Mundial da Alimentação, criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial, o prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, publicou em seu perfil do Facebook fotos e vídeos de alimentos que estavam vencidos na Casa Lar, e foram recolhidos pela Vigilância Sanitária, sendo descartados no aterro sanitário da cidade.

Gallo também postou mensagem falando da situação, e criticando o presidente da entidade:

“Não sei se indignação, revolta, tristeza o que pode definir quando recebi estas fotos, vídeos e relatório da Vigilância Sanitária de alimentos sendo jogados no Aterro. Foram aproximadamente 1200 kg ou cerca de 80 cestas básicas literalmente jogados no lixo. E estes alimentos vencidos foram recolhidos na Casa Lar de Faxinal!
Não sou de fazer críticas mas uma situação dessa é revoltante!! Tanta gente sem comida e sofrendo com a alta dos preços dos alimentos e na outra ponta pacote de comida indo para o lixo. A instituição atende hoje 17 crianças e conta com 16 funcionários e tem como presidente o senhor Moacir Pomini.
A Casa Lar é custeada por meio de repasses mensais de Faxinal , do Estado, da União e de outros municípios e na condição de prefeito não poderia ser omisso nesta situação. E como sempre sou direto e verdadeiro, vou dar nome aos bois, Moacir Pomini, que sempre critica a atual administração me explica o senhor queria ser prefeito de Faxinal e não consegue administrar uma despensa?” diz a nota do prefeito.
O presidente, que não conseguimos contato com ele antes da publicação, após a divulgação dos fatos, emitiu uma nota admitindo que houve falhas, mas tentando justificar o fato, dizendo que lamenta o ocorrido, mas, que no dia a dia, algumas situações, que é de responsabilidade dos funcionários, que recebem orientações para exercerem a função, acabam passando despercebidas. Para ver a nota na íntegra, clique no link abaixo NOTA: “Eu, Moacir Pomini, presidente do Abrigo Institucional Vânia Teresinha Knoll Pomini, venho por meio deste esclarecer que recebemos muitas doações, e muitas delas próxima a data de vencimento, sendo assim concordo que é revoltante, triste e lamentável descartar alimentos, ou qualquer outro tipo de doações. As pessoas doam com boa vontade todos esses produtos e que na maioria das vezes podem ser consumidos. Mas, precisamos ressaltar que somos uma instituição que é inscrita nos conselhos municipais de assistência social, conselho do direito da criança e do adolescente, não podemos e nem fazemos nada sem seguir orientações técnicas e a legislação que nos rege. Na casa lar temos buscado acompanhamento com nutricionista, custeado exclusivamente pela instituição, e capacitação nesta área. Lamentamos o ocorrido, lamentamos profundamente o ocorrido. Mas, no nosso dia a dia, algumas situações que é de responsabilidade dos funcionários, que recebem orientações para exercerem a função, acabam passando despercebidas, foi isso que aconteceu. A funcionária responsável pela organização e manuseio dos alimentos, não conseguiu desempenhar sua função. Dias atrás, recebemos uma doação em grande quantidade, e não foi atentado quanto à data de validade dos produtos doados. Como eram produtos não perecíveis, aceitamos, mesmo próximo do vencimento, só que como era grande a quantidade, não foi possível consumir em tempo. Logo, ressalta-se que, os produtos vencidos não foram utilizados para o consumo. Também, como eram produtos próximo ao vencimento, não poderíamos repassar pra outras entidades ou Pessoas físicas. A vigilância sanitária foi solicitada foi acionada pela própria instituição, para renovação da licença sanitária. Foi nessa vistoria que foi observado que haviam alimentos vencidos. Ainda em tempo, ressaltamos que o abrigo tem licença sanitária, licença do corpo de bombeiros, entre outras documentações necessárias que autorizam o seu funcionamento. Não estou tirando minha responsabilidade nisso. Só estou relatando nossa postura. Além disso, é necessário destacar que a instituição, ainda não recebeu a notificação oficial da vigilância sanitária, mesmo assim, já solicitou aos servidores da vigilância as orientações para providenciar as mudanças que se fizerem necessárias, como adequações estruturais e documentais. Estou a disposição para eventuais esclarecimentos”, assinado Moacir Pomini.

Outras notícias