Com objetivo de fornecer diagnóstico da aprendizagem, 1ª Prova Paraná será nesta semana

 Com objetivo de fornecer diagnóstico da aprendizagem, 1ª Prova Paraná será nesta semana

Colégio Estadual Euzébio da Mota no bairro Boqueirão em Curitiba. Curitiba, 14/05/2019 – Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

A primeira edição da Prova Paraná 2023 acontece nestas quarta (26) e quinta (27) em todas as escolas da rede estadual e também ao 5º ano nas escolas das redes municipais que aderiram ao programa. A avaliação, que abrange todas as áreas do conhecimento, tem o objetivo de fornecer um diagnóstico das aprendizagens dos estudantes de cada série, escola e turma em relação aos conteúdos abordados em sala de aula neste primeiro trimestre.

Os resultados dessa avaliação vão subsidiar professores e equipes gestoras na definição de ações e estratégias que contribuam para rever e aprofundar os conteúdos e habilidades necessárias.

Uma das novidades da Prova Paraná neste ano letivo é, inclusive, a reorganização dos cadernos. O caderno 1, do primeiro dia, agora tem Língua Portuguesa e Matemática; enquanto o caderno 2 contém os demais componentes curriculares, como História, Geografia, Ciências, Filosofia, Química, Biologia, entre outras, dependendo da série. Até o ano passado, os cadernos eram divididos em “Linguagens e Ciências Humanas” e “Matemática e Ciências da Natureza”. A quantidade de questões é diferente em cada caderno e depende da série.

Em cada um dos dois dias, a avaliação terá 2h30 de duração. Cada instituição de ensino pode organizar o processo de aplicação de maneira que garanta a efetiva participação de seus estudantes, desde que mantenha a ordem dos cadernos.

A correção continuará sendo por meio do aplicativo Corrige (disponível para o sistema Android e desenvolvido pela Seed-PR) com os resultados disponibilizados por meio da plataforma de dados Power BI (Business Intelligence) para toda a rede estadual de ensino. As outras edições da Prova Paraná 2023 estão previstas para agosto e outubro.

ACESSIBILIDADE – As escolas também fornecerão provas adaptadas às necessidades dos estudantes da Educação Especial, com apoio de profissionais quando necessário e possibilidade de flexibilização do tempo em até 1h30.

Além das avaliações ampliadas, superampliadas, em braile, e no formato TXT, outra novidade é a expansão da prova em Libras. “Temos agora a prova em Libras para Língua Portuguesa e Matemática em todas as séries do 5º ano [rede municipal] até a 3ª série do ensino médio, que foram sendo ampliadas progressivamente”, explica a coordenadora de Avaliação da Seed-PR, Jussielli de Oliveira.

Na avaliação em Libras, todas as questões de Língua Portuguesa e Matemática são apresentadas em vídeo por um tradutor e intérprete de Libras, ajudando na interpretação dos alunos surdos.

Outras notícias