Cocari realiza 1° Dia de Campo Trigo Sequeiro na região de São João D’Aliança

 Cocari realiza 1° Dia de Campo Trigo Sequeiro na região de São João D’Aliança

Em 28 de junho, a Cocari realizou o 1º Dia de Campo de Trigo Sequeiro na região de São João D’Aliança (GO). O objetivo do evento foi levar tecnologias e informações atualizadas aos cooperados, contando com representantes da Embrapa, Biotrigo, OR Sementes, Ihara, Timac e Spraytec, que apresentaram cultivares e soluções de manejo para o trigo do Cerrado, envolvendo fatores como época de semeadura, adubação, manejo de pragas, doenças e qualidade industrial.

 

O Dia de Campo foi realizado na Fazenda Mancini, do produtor Parecido Mancini, e reuniu mais de 60 cooperados, que vieram de diversas áreas de atuação da Cocari em Goiás, sendo: São João D’Aliança, Alto Paraíso, Formosa, Água fria e Planaltina Goiás.

 

Difusão de tecnologias

 

Anisio Junior Borges Assunção, gerente da unidade da Cocari de São João D’Aliança, ressaltou a importância da realização do evento. “É uma satisfação trazer para a nossa região o primeiro Dia de Campo de Trigo Sequeiro do Cerrado. Foram apresentadas todas as cultivares de trigo e os manejos que estão dentro do nosso portfólio, e que nossos cooperados podem contar, além de todos os benefícios que a cultura pode oferecer aos nossos associados”, disse. “Agradeço a todos os colaboradores e parceiros envolvidos na organização do evento, e a todos os produtores que estiveram presentes”, complementou.

 

O cooperado Parecido Mancini conta que já havia cultivado trigo na época em que residia no Paraná, mas não tinha conhecimento sobre o funcionamento do trigo sequeiro. “No Cerrado eu tinha visto apenas o cultivo com pivôs, e neste ano, por meio da parceria com a Cocari, pude realizar o primeiro plantio de trigo sequeiro. Nosso maior desafio foi a falta de chuva. Finalizamos o plantio no dia 27 de março, chovendo até o término do nascimento, voltando a chover somente após 20 de abril”, comentou.

 

Suporte técnico

 

De acordo com o produtor, o suporte do consultor da Cocari está sendo fundamental para o bom desenvolvimento das lavouras. “Com o acompanhamento e suporte técnico da cooperativa, aplicamos todos os fungicidas nos momentos corretos, o que tem contribuído para a performance da lavoura, como podemos observar”, afirmou.

 

“A cultura do trigo gera palhadas e isso, com certeza, também irá agregar valor ao plantio da soja subsequente, sendo uma excelente opção para cultivo de cooperados e produtores da Cocari no Cerrado, em substituição ao milho e sorgo nos períodos em que as janelas de plantios ficam comprometidas, se apresentando como uma oportunidade a mais para os agricultores”, recomendou o produtor.

 

Sugestão de melhorias

Ele afirma não ter enfrentado nenhuma dificuldade em relação a preços e estruturas para entregar a produção, mas tem sugestão de melhorias. “Acredito que, como a Cocari já está na região e implementando o plantio de trigo no Cerrado, futuramente a cooperativa pode incrementar ainda mais na comercialização, trazendo mais facilidade e segurança para os cooperados”, conclui.

 

Redação Cocari

Outras notícias