Cocari premia integrados durante o XI Encontro de Avicultores
Para premiar os avicultores que alcançaram as maiores e melhores marcas ao longo do ano na Integração Cocari/Aurora, no dia 13 de dezembro, a cooperativa realizou o XI Encontro de Avicultores, na Associação Atlética Cocari, em Mandaguari (PR). Durante o evento, receberam troféus e certificados, os integrados que tiveram os melhores resultados na Conversão Alimentar Ajustada (CAA), Índice de Eficiência Produtiva (IEP) e as Menores Porcentagens de Calo de Pé, bem como os dez primeiros avicultores integrados da Cocari na intercooperação com a Aurora Coop. Também foram premiados os técnicos que tiveram destaque no decorrer do ano.
Dr. Marcos Antonio Trintinalha, presidente da Cocari, falou da satisfação em promover o encontro. “É um evento muito importante, que fazemos questão de todo ano realizar para entregar os prêmios e valorizar o trabalho dessas famílias no campo. Hoje já temos filhos e até netos de avicultores trabalhando com os aviários, são diversos parceiros que realizam as atividades no manejo das aves e que fazem a diferença para que o setor alcance excelentes números”, disse.
“São detalhes que definem aqueles que serão premiados e sabemos o quanto um detalhe na conversão alimentar gera de diferença ao longo do ano levando em consideração aquele determinado aviário. Então, essa economia, o ganho que estes avicultores tiveram, acaba refletindo em toda a cadeia”, comentou o presidente. “Primeiro vem para o produtor, porque vai garantir um resultado financeiro mais satisfatório, depois isso reflete na Aurora e, consequentemente, volta para a Cocari que é uma das filiadas da Central. O empenho de cada avicultor em melhorar sua eficiência produtiva, somado ao dos demais produtores, com o número de lotes e a quantidade de aves alojadas no ano todo, resulta em uma diferença grande. Parabéns a todos os avicultores que fizeram este trabalho e mereceram o resultado”, completou Dr. Trintinalha.
O presidente destacou a constante evolução dos integrados da Cocari. “Nossos avicultores estão chegando a níveis de conversão alimentar baixíssimos, buscando aprimorar o resultado a cada lote. Agradecemos a todos os avicultores e à Aurora pelo trabalho realizado a campo. Que tenhamos um Natal de paz e que o Ano Novo venha repleto de realizações, com nossos produtores chegando a marcas ainda melhores no ano de 2023”, desejou.
Elo forte
Gilmar Luis Gruber, gerente do Abatedouro Aurora em Mandaguari, participou do encontro e ressaltou que os números refletem em toda a cadeia. “É extremamente importante essa intercooperação entre Aurora e Cocari e estarmos aqui premiando os ótimos índices conquistados pelos avicultores porque é um elo dessa cadeia produtiva que está sendo homenageado, com os reflexos garantindo resultados para a Central como um todo”, afirmou.
“Quero parabenizar os organizadores pela realização do evento. Este incentivo para que as pessoas continuem dando o seu melhor é fundamental. E todos nós, tanto das cooperativas filiadas, quanto da Central e os produtores, ganhamos com isso. Parabéns e sucesso a todos”, frisou Gruber.
Excelentes resultados
Luis Carlos Farias, gerente de Avicultura da Aurora Coop, comentou sobre
“É importante participar de um evento como este porque na Aurora, como cooperativa Central, realizamos mais a parte técnica com os avicultores e este tipo de encontro fortalece o sistema. Com isso, conseguimos obter excelentes resultados, produzindo aves com conversões cada vez mais baixas, que fazem a diferença neste mundo globalizado, com o mercado cada vez mais competitivo”, relatou.
“Produzimos carne para os brasileiros e para o mundo, e a eficiência do avicultor na condução dos lotes é que vai fazer a diferença porque estão se quebrando as barreiras e vão permanecer no mercado aqueles que forem mais eficientes, quem conseguir produzir mais com menos. E estes que estão mostrando que é possível chegar a índices bons servem de motivação para os demais, a fim de que possam se espelhar para conseguirem alcançar estes números também, trazendo benefícios para todos”, concluiu Farias.
Redação Cocari