COCARI: Na Live Outubro Rosa, a convite da Cocari, profissionais de saúde respondem dúvidas sobre câncer de mama e de colo de útero

 COCARI: Na Live Outubro Rosa, a convite da Cocari, profissionais de saúde respondem dúvidas sobre câncer de mama e de colo de útero

Na tarde da última sexta-feira (29), a Cocari promoveu a Live Outubro Rosa, com o tema Prevenção – Um Toque pela Vida. O evento teve apoio da Santa Casa de Maringá e da Unimed. Mediado pela supervisora de Marketing da Cocari, Carmem Salgueiro, o encontro trouxe as convidadas, Dra. Ana Paula Bettazza, ginecologista e obstetra, e Caroline Vagetti, enfermeira da Unimed, para discutir a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, integrando a Campanha Outubro Rosa, que ocorre no mundo todo. “A Cocari vem realizando muitas ações voltadas à prevenção e à informação para todas as mulheres e tem projetos como a Carreta Itinerante, em parceria com o Sescoop e também com o SESI. É um trabalho que vem sendo realizado há mais de cinco anos e tem levado exames preventivos durante o mês de outubro tanto para mulheres quanto para homens, de colo de útero, mamografia, PSA e também exames de pele”, lembrou Salgueiro.

Assuntos discutidos – No evento, as profissionais da saúde trouxeram informações sobre exames indicados para a prevenção dessas doenças, sintomas que servem de alerta em relação ao momento adequado para procurar um profissional, fatores de risco, acompanhamento e tratamento. As convidadas destacaram ainda a importância da rede de apoio para fortalecer as mulheres no cuidado com a saúde e também no enfrentamento do câncer quando diagnosticado.

Prevenção e autocuidado – Dra. Ana Paula Bettazza falou sobre como a realização da prevenção e a manutenção do autocuidado podem salvar vidas. “No Brasil, em 2020, foram diagnosticados novos casos de câncer de mama em 66 mil mulheres. Por isso, esta é uma campanha muito importante. Um diagnóstico precoce pode levar a cura a 95% das mulheres”, destacou.

Exames – A médica explicou que, para identificar um câncer no estágio inicial, é preciso redobrar a atenção. “A mamografia identifica lesões muito pequenas, que a própria mulher não consegue sentir no autoexame. Nesse sentido, devemos começar a prevenção a partir dos 20 anos, aprendendo a tocar nossa mama e, a partir dos 40, fazer mamografias anuais”, reforçou.

Conhecendo o corpo – Caroline Vagetti, enfermeira da Unimed, enfatizou que as mulheres precisam se conhecer. “É necessário que a mulher olhe para o espelho e veja como é o corpo dela”, disse. A profissional ensinou os procedimentos para realizar o autoexame da mama e recomendou a observação de textura e cor da pele.

Vida saudável – Por fim, as profissionais deixaram uma mensagem à comunidade. A Dra. Ana Paula incentivou o amor próprio e cuidado com familiares e amigos no combate ao câncer de mama. “Amem-se! Nós sabemos o que deve ser transformado para que se tenha uma vida melhor. Não deixem para depois. É agora que devemos estar com os exames em dia e fazer a nossa parte”, enfatizou.

Doenças silenciosas – A enfermeira Caroline Vagetti fez um alerta. “Gostaria de lembrar a todas que tanto o câncer de mama quanto câncer de colo de útero são silenciosos. Por isso, é fundamental fazer o autoexame da mama e o Papanicolau. Prevenir é um ato de amor, mas trata-se de um amor próprio. Então, não hesitem em se tocar”, finalizou.

Interação – O público acompanhou o evento fazendo perguntas e interagindo no canal da cooperativa no YouTube e na página do Facebook.

“Parabéns a toda a equipe da Cocari por esse trabalho”. (Tania Regina Sepuvida Farinelli, via Facebook)

“​Cocari sempre com informações de grande valia, que agregam muito. É nosso papel e responsabilidade como homens cuidar de nossas mulheres, mais uma vez parabéns à Cocari pela iniciativa”. (Paulo Cesar Vaz Santana, via YouTube)

 

“​Amor próprio começa nos detalhes. Cuidar-se é a melhor maneira de se amar e ser feliz. Ipameri Goiás apoia essa Campanha. #CocariOutubroRosa”. (Lucas Dias Louzada, via YouTube)

 

Outras notícias