Cocari inicia nova turma da Liderança Feminina e elege nomes para o Conselho Estratégico

 Cocari inicia nova turma da Liderança Feminina e elege nomes para o Conselho Estratégico

No dia 21 de fevereiro, a Cocari deu início ao Programa de Desenvolvimento de Líderes, para o ano de 2024, destinado a cooperadas e esposas de cooperados que participam da Liderança Feminina.

O curso, que conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), tem por objetivo estimular a participação ativa do núcleo feminino na cooperativa, desenvolvendo o espírito cooperativista, além de adquirir conhecimento que possam levar para outras mulheres de suas unidades e suas comunidades, além de contribuir com os negócios da família.

Este ano, os treinamentos serão mais técnicos, com módulos sobre Gestão Financeira, Legislação Trabalhista e Segurança no Trabalho, Tendências do Agronegócio, entre outros.

Serão 10 módulos. O primeiro módulo teve como tema ‘O Papel da Mulher no Agronegócio’, com ministrado pela engenheira agrônoma Cássia Borghi.

Conselho Estratégico

Além do curso, o treinamento deste ano marca uma grande conquista para o núcleo feminino da cooperativa. Por decisão assemblar, a Liderança Feminina passa a fazer parte do Conselho Estratégico da Cocari, contribuindo na tomada de decisão da cooperativa.

O vice-presidente da Cocari, Dr. João Carlos Obici falou sobre essa iniciativa da cooperativa. “Para nós, é muito importante elas estarem participando desse treinamento. Quanto mais pessoas capacitadas, que possam e queiram contribuir com a cooperativa, melhor. Por isso, na última assembleia da Cocari, fizemos uma alteração estatutária, na qual três representantes da Liderança Feminina passam a compor o Conselho Estratégico da Cocari, trazendo sugestões e contribuições para que a Cocari continue crescendo e atendendo da melhor forma junto aos nossos cooperados”, completou.

As eleitas para conselho são: Adriana Aparecida Proença Teston, de Jandaia do Sul; Edna Marcia Denardi Campagnolli, de Itambé; e Danille Patrícia Ratti, de Ortigueira. “Queremos parabenizar essas lideranças, que tiveram interesse em participar, que colocaram seus nomes à disposição do Conselho Estratégico. Estão de parabéns todas que participaram desse processo”, destacou Obici.

Grande despertar

Adriana integra pela primeira vez do treinamento da Liderança Feminina e avalia sua participação no núcleo feminino da cooperativa como um grande despertar no agro. “Eu trabalhava fora, depois parei para cuidar das minhas filhas e, quando ingressei na Liderança Feminina da Cocari despertei para ajudar mais meu esposo”, declara.

Ela fala sobre a importância de fazer parte do Conselho Estratégico e das decisões da cooperativa. “Espero ser uma voz feminina ativa, levando a voz e as opiniões de todas as mulheres da minha unidade e espero corresponder às expectativas e à confiança”, afirma. “Essa abertura que a Cocari está dando é muito boa para todos nós. A mulher tem uma visão mais apurada de diversas áreas e espero poder contribuir bastante”, acrescenta.

Novas habilidades

Edna participa pelo segundo ano do treinamento. “Considero muito importante a participação em todos os módulos, porque isso desenvolve em nós o conhecimento sobre a cooperativa, sobre o nosso negócio, e sobre a inserção da mulher no agro. É fundamental que a mulher esteja perto desses conhecimentos, para que desenvolva novas habilidades”, aponta.

Ela se diz pronta para contribuir com a cooperativa. “A Cocari está de parabéns por esse espaço que está nos dando. Só tenho a agradecer ao núcleo feminino pelo apoio, por podermos participar deste momento. Estou muito feliz e com certeza vou honrar este espaço, com bastante determinação”, assegura.

Crescimento pessoal

Danielle elogiou a Cocari pelo treinamento e pela oportunidade que dá às mulheres no Conselho Estratégico. “É muito importante a Cocari desenvolver esses projetos, proporcionando que mulher cresça, caminhe lado a lado com sua família, ajudando também. É uma forma de investir no crescimento pessoal da mulher, e ela possa atuar com sua família, em casa e ocupe seu espaço dentro da cooperativa. Eu agradeço a confiança que as mulheres depositaram em mim, e me comprometo a dar o meu melhor para contribuir com a cooperativa”, disse.

Redação Cocari

Outras notícias