Cocari incentiva práticas responsáveis para o uso de embalagens de defensivos agrícolas

 Cocari incentiva práticas responsáveis para o uso de embalagens de defensivos agrícolas

No dia 11 de janeiro, celebramos uma data importante na gestão responsável de de embalagens de defensivos agrícolas, que reforça a importância do uso consciente desses produtos e do descarte adequado. Instituída pelo Decreto nº 98.816/90, a iniciativa busca sensibilizar agricultores e a sociedade sobre os riscos ambientais e a saúde associados ao uso inadequado de defensivos, promovendo práticas mais sustentáveis no campo.

Além de proteger a saúde humana, o uso responsável contribui para preservar animais, plantas e a qualidade da água. A educação ambiental é uma ferramenta essencial para incentivar o uso seguro de produtos químicos na agricultura, E a Cocari acompanha o uso dos defensivos de ponta a ponta.

Logística reversa como solução sustentável

Uma das estratégias fundamentais para combater o descarte incorreto de defensivos agrícolas é a logística reversa. Esse sistema, previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), garante a coleta e destinação correta de resíduos sólidos e embalagens após o consumo, contribuindo para um ciclo de vida mais sustentável dos produtos.

A logística reversa envolve etapas como classificação, processamento e disposição final dos materiais, promovendo o reaproveitamento e reduzindo os impactos ambientais. Historicamente, essa prática ganhou relevância a partir dos anos 1970, e hoje é um pilar da sustentabilidade em diversas indústrias, incluindo a agrícola.

Cocari ao lado dos produtores rurais

Na visão da Cocari, a responsabilidade compartilhada é o caminho para um modelo mais sustentável, no qual todos os envolvidos no ciclo de uso dos produtos têm um papel a cumprir.

O processo se diferencia quanto a lavabilidade das embalagens: os produtores devem realizar a tríplice lavagem nas embalagens laváveis antes de devolvê-las nas datas agendadas. Já para as embalagens não laváveis, a Cocari disponibiliza um saco de resgate para o descarte adequado. Queremos reforçar para os nossos produtores que o descarte correto é mais do que uma obrigação. É uma atitude que protege o meio ambiente e assegura a saúde de todos.

No Paraná, as associações Adita e Assocampos, que prestam o serviço de coleta para a Cocari, realizam recebimentos itinerantes para proporcionar mais comodidade aos produtores. Ambas as instituições divulgam os calendários de coleta ao longo do ano.

Na região do Paraná Alto e Paraná Baixo, a Adita visita as unidades da Cocari, em datas agendadas, para receber as embalagens. Na região dos Campos Gerais, a Assocampos percorre os municípios para atender a todos os produtores da região. Além disso, o produtor pode agendar um horário para entregar as embalagens diretamente nos postos de recebimento da Adita e da Assocampos, caso prefira.

No Cerrado, o descarte é realizado diretamente nas associações que possuem postos de recebimento. O produtor pode obter informações sobre elas na nota fiscal, no ato da compra ou nas Unidades da Cocari.

Para conferir os calendários de recebimento itinerante basta entrar em contato com a sua unidade Cocari. A Assocampos disponibiliza o calendário de retirada itinerante no endereço: https://assocampos.org.br/calendario/

Outras notícias