Cocari homenageia seus cooperados pelo Dia Mundial da Agricultura

 Cocari homenageia seus cooperados pelo Dia Mundial da Agricultura

Em 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Agricultura. Na Cocari, é tempo de homenagear os cooperados, razão de ser da cooperativa, que colocam em prática a arte cultivar a terra, dando vida a uma das atividades mais antigas da humanidade, retirando dos campos, das lavouras, os alimentos para famílias, promovendo o movimento da economia no mundo todo.

Falar de agricultura, na prática, é enaltecer cada processo, valorizando onde tudo começa: na semente.

A produção das Sementes Cocari, reconhecida pelo alto potencial de vigor e germinação, depende da dedicação, do olhar atento, do cuidado intensivo dos produtores de semente, a exemplo da família Scremin, de Arapuã-PR. Os irmãos Odivaldo, Odinaldo e Osvaldo Scremin seguem com o cultivo de sementes, iniciado pelo pai há 14 anos. “Nossa responsabilidade é grande. A gente produz semente com boa qualidade para entregar na Cocari, para que o produtor que for plantar daquela semente também tenha boa qualidade na sua produção”, destaca Odivaldo.

Segundo ele, se a semente não der boa germinação, o trabalho de campo está reprovado. Por isso, a atenção aos detalhes e às orientações do corpo técnico da Cocari são constantes, para que no que depender do seu trabalho, as sementes cheguem com alta qualidade na outra ponta, no agricultor que vai plantar. “A gente planta campo de semente para a Cocari e essa semente vai para o Brasil inteiro e para o mundo afora”, relata.

Ele sabe de sua responsabilidade, mas sabe também do valor de seu trabalho. “O Brasil é o maior produtor de campo de semente de soja para exportação, e se não for o agro produzir grãos, seja soja, milho, trigo, se nós não produzirmos, como fica a produção de alimento? As pessoas, para comerem, precisam do agricultor. Todas as profissões, seja médico, advogado, e até o presidente, precisam do agricultor, precisam se alimentar. E nós produzimos o alimento”, enfatiza Odivaldo.

Orientações técnicas

Odinaldo relata que seguem as orientações técnicas da Cocari para a produção de sementes, usando semente de genética muito boa, recomendada pela cooperativa. “De acordo como a equipe, que é bem treinada, nos passa as recomendações, vamos nos adaptando, e procurando produzir semente de alta qualidade, de forma que o próximo produtor tenha semente de alta germinação e vigor, e procuramos ser bem organizados nisso”, garante.

A família sabe que seu trabalho é valorizado. “É muito gratificante ser um produtor de semente numa cooperativa como a Cocari, de grande importância no mercado hoje. E acredito que para a Cocari também seja gratificante, porque valoriza o nosso trabalho, e a semente produzida no nosso sítio”.

Osvaldo reforça os sentimentos dos irmãos e o orgulho do trabalho realizado nos campos de sementes da Cocari. “Fazemos isso há 14 anos. Somos responsáveis por produzir sementes de boa qualidade para a Cocari, para que o produtor tenha uma semente básica boa todo ano. Nos eventos que a Cocari realiza, já ganhamos troféu pela qualidade das sementes que produzimos e que a Cocari fornece aos cooperados. Nós plantamos as sementes para os produtores terem os grãos”, resume.

Começar bem a lavoura

O cooperado Julio Monken, de Imbituva-PR, representa nessa homenagem a outra ponta, os produtores que plantam as sementes produzidas pelos irmãos Scremin e por todos os cooperados responsáveis pelos campos de sementes da Cocari. “A gente vê que as sementes Cocari são sementes de renome, trazem um pacote sanitário muito bom, permitindo que se comece bem a lavoura. Todos os passos precisam ser dados com o máximo capricho, mas, sem dívida, acertar o plantio de início, não tendo que fazer replantio, o produtor sai na frente. Então a vantagem da semente Cocari é o bom vigor das sementes” aponta.

Ele compara a qualidade das sementes com o motor de um carro. “Se o torque for bom, possibilita que você saia na frente, diminui os invasores, as doenças fúngicas e nematoides. Não tendo vigor na semente, corre o risco de replantio, e em consequência, problemas de matocompetição”, ilustra.

Para ele, o reflexo de plantar sementes de boa qualidade é evitar o replantio, sair com estande perfeito. “Quando se faz o plantio e o estande não é perfeito, compromete a produtividade no futuro. Esse é o principal fator da escolha de uma semente de boa qualidade, de renome”, reforça, reconhecendo o trabalho da Cocari e dos produtores. “Por meio do corpo técnico, a Cocari dá a assistência técnica desde o plantio até a colheita, possibilitando ao agricultor, que é o produtor de semente, tenha uma situação privilegiada, uma qualificação excelente”, aponta.

Para finalizar, ele fala sobre o que faz a alegria do agricultor. “A satisfação do produtor é ter uma excelente colheita e bons preços, acima de tudo. Isso é o que glorifica a gente de todo o trabalho, que não pode deixar nenhuma etapa para traz”, conclui.

A Cocari homenageia a todos os seus cooperados e produtores por tornarem possível comemorar o Dia da Agricultura.

Redação Cocari

Outras notícias