Cocari encerra formação da Turma I de professores do Programa CooperJovem
No dia 13 de junho, a Cocari realizou o encerramento da formação da Turma I de professores que fazem parte do Programa Cooperjovem. Promovido com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), o curso foi ministrado pela instrutora Vera Regina de Paula, sendo realizado no Auditório da Sede da Cocari, em Mandaguari (PR). Nesta primeira turma, participaram 24 professores dos municípios de Jandaia do Sul (PR) e Kaloré (PR).
O supervisor de Cooperativismo da Cocari, Hugo Carnelossi, salienta os diferenciais do programa com as recentes atualizações. “A nova metodologia está mais prática e lúdica, colocando o aluno como o protagonista do programa”, contou. “Promovemos capacitação e habilitação dos professores na nova metodologia do Cooperjovem, visando contribuir para a ressignificação do paradigma da educação potencializando nos educadores, alunos e público envolvido o protagonismo e o compromisso com a construção de uma sociedade consciente, colaborativa e próspera”, ressaltou Carnelossi.
Da teoria para a prática
Éderson Dias de Oliveira, professor da rede municipal de Jandaia do Sul, participou da formação e frisou a relevância do programa para o trabalho em sala de aula. “O Cooperjovem é uma iniciativa muito interessante, em que tudo aquilo que é teorizado nas cooperativas é trazido para a prática, dentro do ambiente escolar. Hoje vivemos em uma realidade tão necessitada do cooperativismo, da ação da cooperativa em tornar práticos e realmente efetivos esses princípios no cotidiano social e dentro da abordagem educacional. Então, o cooperativismo tem muito a contribuir”, afirmou.
“Em 2023 estou com o 4º Ano, é a primeira vez que participo do programa e pude aprender muitas questões que vão agregar à minha profissão, ao meu fazer pedagógico”, relatou. “As formações são momentos em que podemos conversar com outros professores, ter diferentes experiências. A cooperativa disponibilizou uma profissional com muita bagagem e faz importantes contribuições em abordagens metodológicas, teóricas e práticas. E são conteúdos que nós podemos efetivar o nosso cotidiano. O material didático também é muito bom. Só tenho a elogiar a iniciativa da Cocari em o quanto foi efetiva em oportunizar aquilo que ela preza dentro dos seus valores”, enfatizou o professor.
Importantes aprendizados
Aparecida Semensato Sian, professora em Kaloré, comenta que participar da formação trouxe importantes aprendizados. “Participar do encerramento do Programa Cooperjovem foi gratificante e com muito aprendizado. O que mais marcou durante o curso foi poder realizar a troca de experiências com colegas. Trabalhar valores do cooperativismo com as crianças em sala de aula é importante para o melhor convívio entre a turma. Além disso, os reflexos extrapolam os muros da escola, com as crianças levando esses valores para o convívio com suas famílias”, disse.
“Os principais resultados no dia a dia com a aplicação dos conceitos do Cooperjovem junto aos estudantes são observados em ter alunos competitivos, mas também compreendendo o valor da cooperação e empatia entre eles, o que traz diversos benefícios para a formação das crianças, auxiliando na disciplina e na aprendizagem”, concluiu a professora.
Durante o mês de agosto, a Cocari vai realizar a formação do Programa Cooperjovem para professores que fazem parte da Turma II.
Redação Cocari