Cocari desenvolve as melhores técnicas de cultivo e manejo para o controle de plantas daninhas na cultura do trigo

 Cocari desenvolve as melhores técnicas de cultivo e manejo para o controle de plantas daninhas na cultura do trigo

A cultura do trigo é milenar. Atualmente, o trigo é a segunda maior cultura em termos de área cultivada do mundo, perdendo somente para o milho. O Paraná é o segundo estado com a maior produção de trigo no Brasil.

O corpo técnico do Centro Tecnológico da Cocari – CTC, localizado em Mandaguari – PR, trabalha com as melhores técnicas de cultivo e manejo do trigo para poder continuar viabilizando a cultura nas regiões de atuação da Cocari. Há mais de 20 anos a Cocari realiza estudos sobre manejos de pragas e plantas daninhas na cultura do trigo, para oferecer qualidade e confiabilidade aos cooperados e cientes no tocante a melhor relação entre químicos, biológicos e rotação de culturas, dentro de um mix de ações e soluções, aplicadas às lavouras experimentais e repassadas aos agricultores.

Manejo

O supervisor técnico do Centro tecnológico da Cocari (CTC), Cleonei Alievi, esclarece que o trigo é uma cultura extremamente técnica, que necessita de uma série de manejos em relação a pragas, doenças, plantas daninhas. “Quando a gente fala em pragas, nos estágios iniciais da cultura do trigo, podemos ter incidência de uma série delas, com destaque para os pulgões e as lagartas”, aponta, citando também algumas de difícil controle. “Com relação a plantas daninhas, temos uma problemática que acaba aumentando ano após ano. Temos algumas situações da presença de azevem, nabiça ou nabo, capim amargoso, capim pé de galinha, plantas daninhas que são de difícil controle e o produtor deve ficar atento para controlar”, reitera Cleonei.

Ele orienta aos produtores para terem atenção e evitar prejuízos econômicos. “Nesse momento inicial do trigo, o produtor deve ficar atento a essas pragas, entrar com manejo assertivo como um bom tratamento de semente e uma boa plantabilidade ajudam no desenvolvimento inicial do trigo e consequentemente, a cultura não ser prejudicada por essas pragas, lembrando que o controle sempre deve ser feito no estágio inicial da planta daninha, para obter melhores resultados”, conclui.

Redação Cocari

Outras notícias