Cocari celebra o Dia de Jovem Aprendiz, ressaltando as oportunidades de crescimento pessoal e profissional

 Cocari celebra o Dia de Jovem Aprendiz, ressaltando as oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Dia 24 de abril é comemorado o Dia do Jovem Aprendiz, data criada para ressaltar, no mundo todo, a importância dos jovens profissionais no mercado de trabalho, incentivar a contratação desses trabalhadores que, apesar de não terem experiência, são curiosos, abertos ao conhecimento e prontos para contribuir com a empresa.

A Cocari, desde 2006, oportuniza o ingresso de jovens ao mercado de trabalho com o Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Nesse período, 465 aprendizes já passaram pela Cocari por meio do programa.

Como funciona

A inscrição ao Programa Jovem Aprendiz da Cocari é realizada através da indicação das escolas públicas do município. “A indicação é feita pela frequência escolar, notas e comportamento do aluno. Depois é feito o processo seletivo dos inscritos”, destaca a analista de Recursos Humanos da Cocari, Dayane Xavier.

O programa tem duração de 1 ano e 4 meses e, neste período, além do intensivo do curso, com formação em Administração, os jovens tem formação na prática das atividades dos setores pelos quais passam. “Além disso, temos um programa de inovação, por meio do qual, eles participam de treinamentos, com temas entre trabalho em equipe, empregabilidade, comunicação etc, para aprimorar seu conhecimento e crescimento dentro da cooperativa”, esclarece.

Duas situações ficam claramente estabelecidas no programa, envolvendo a Cocari e os jovens. A disponibilidade da cooperativa em desenvolver os aprendizes e o interesse desses jovens em seu próprio desenvolvimento.

Atualmente, 62 alunos compõem a turma de jovens aprendizes da Cocari. Concluído o período previsto pelo programa, eles saem com uma formação muito importante, conhecem a cultura da cooperativa, bem como o sistema e atividades, além de terem a oportunidade de serem efetivados ao final, o que também é bom para ambas as partes.

Ganho para a vida

O ambiente cooperativista possibilita aos jovens a prática da cooperação, o aprimoramento de suas relações, tanto pessoais como profissionais. Um ganho para a vida.  “Para a cooperativa, é um ganho muito grande continuar com este jovem que esteve conosco durante todo o processo. Muitas vezes não temos a oportunidade no ato do encerramento do programa, porém, sempre que surgem vagas, olhamos para eles, da mesma forma que orientamos que eles entrem em contato conosco para ver as futuras possibilidades”, acrescenta Dayane Xavier.

 

Redação Cocari

Outras notícias