CMDCA de REserva confirma transporte gratuito para as eleições do Conselho Tutelar
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão independente, divulgou nesta quinta-feira (18) detalhes das Eleições do Conselho Tutelar, que será realizada em 28 de abril, das 8h às 17h, no Polo UAB. São dez candidatos para cinco vagas, nove mulheres e um homem. Para participar, o eleitor a partir dos 16 anos precisa levar o título regularizado, na forma de papel ou digital e mais um documento com foto.
Assim como nas edições anteriores e em conjunto com a Secretaria de Educação, o conselho disponibiliza no dia da votação um itinerário com ônibus gratuito para o transporte de eleitores do interior. Foram criadas cinco rotas com 19 comunidades e distritos. Duas delas partem às 8h do Rio Novo e Barra Bonita, passando por Espigão Preto, Leonardos, Calixto, José Lacerda, Faxinal Fino, Imbú, Erval de Cima; Marrecas, Laranjeiras e Baixa Funda.
Mais três no período da tarde, às 13h, saindo da Cavinha, Campinas Belas e Vau, buscando pessoas também do Bairro dos Proenças, Estação, Fazendinha e Vila Rodeio. Os veículos passam por pontos de referência como posto de saúde e escolas de cada lugar.. Em reunião realizada na última segunda-feira (15) na Sala dos Conselhos, os membros do CMDCA aprovaram duas resoluções envolvendo plano de trabalho do pleito, dos fiscais de cada candidato e os servidores públicos que devem atuar na ocasião.
‘’Será permitida apenas um fiscal por vez na sala de votação e sua presença deve ser registrada na ata de votação. Vedadas aglomerações de candidatos e/ou fiscais nas dependências comuns da seção eleitoral, bem como na porta de acesso do local e suas proximidades’’, diz trecho da Resolução 12/2024.
A eleição com votação individual, via cédula de marcar uma única vez. Pode ser X, V, + ou preencher o quadrado e depositar em urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) e aberta à população a partir dos 16 anos com o título de eleitor regular. Após as 17h começa a apuração e somente um fiscal ou próprio candidato podem acompanhar de perto na mesa de contagem, sem agitação. O votante também deve respeitar as proibições já conhecidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como boca de urna e compra de votos.
Concorrem
Em sorteio realizado em 16 de março ficou definido na ordem crescente, um Maria Neuma, dois Angelica Machado, três Vanderleia Vidal, quatro Andri Medeiros, cinco Josiane Silva, seis Luzia Kulcheski, sete Jucelia Ferreira, oito Clemente Zella, nove Marlene Aparecida Kulcheski Morais e dez Jacinane Machado.