Capacitação do Senar agrega no processo de certificação orgânica de hortas municipais

 Capacitação do Senar agrega no processo de certificação orgânica de hortas municipais

Integrantes do Programa de Hortas Solidárias da Prefeitura de Apucarana concluem neste sábado (25/08), junto ao Espaço Empreender, o curso de técnicas e manejo de hortas orgânicas. A atividade prática, coordenada pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), será ministrada pelo engenheiro agrônomo André Albanese, que é instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Segundo explica a secretária da pasta, Denise Canesin, ao longo da aprendizagem os horticultores do projeto municipal puderam assimilar novos conhecimentos sobre compostagem, uso e produção de biofertilizantes e defensivos biológicos. “Mais uma importante etapa que tem como foco a certificação de nossas hortas como de cultivo orgânico”, acentua Denise. Ela lembra que o Programa de Hortas Solidárias funciona atualmente em 36 locais, somando cerca de 16 mil metros quadrados de plantio. “Mais de 2 mil pessoas são beneficiadas diretamente pelas atividades nas hortas, instaladas em locais como escolas, unidades de saúde, entidades de assistência social e até na unidade de Apucarana da Polícia Científica”, afirma a secretária.

A aula de conclusão do curso tem início às 8 horas, com previsão de encerramento às 13 horas. “Nesta atividade prática o instrutor vai orientar a produção de uma calda biológica que, posteriormente, será utilizada em todas as nossas hortas do projeto. Também vamos promover plantio junto a um canteiro já preparado na Horta Empreender”, explica Maura Aparecida Fernandes de Oliveira, coordenadora do Programa Municipal de Hortas Solidárias. Ela conta que a capacitação envolveu 8 horas de aulas teóricas e 16 horas de aulas práticas.

O prefeito Júnior da Femac frisa que o programa municipal, que no ano passado foi referenciado no X Prêmio Gestor Público do Paraná (PGP-PR), organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), com participação especial da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), promove saúde, inclusão e bem-estar social, além de gerar trabalho e renda à população. “Uma iniciativa transformadora de vidas, que está em constante aprimoramento, sendo o foco atual a busca pela certificação dos nossos espaços como de cultivo orgânico. Um processo, que está no início, mas que já representa um marco no programa e na política de segurança alimentar do Município”, ressalta o prefeito, pontuando que a busca pela certificação vem sendo acompanhada por profissionais ligados ao Núcleo de Agroecologia (Neagro) da UEL, Paraná Mais Orgânico e Tecpar.

Outras notícias