Câmara de Curitiba concede Cidadania Honorária à primeira-dama do Paraná

 Câmara de Curitiba concede Cidadania Honorária à primeira-dama do Paraná

Luciana Saito Massa, primeira-dama do estado do Paraná, foi agraciada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com o título de Cidadã Honorária da capital paranaense. A iniciativa foi do vereador Professor Euler (MDB). A honraria foi entregue em sessão solene promovida nesta segunda-feira (29), sob a presidência do vereador Marcelo Fachinello (Pode), presidente do Legislativo Municipal.

Compuseram a mesa a homenageada, Luciana Saito Massa; Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná; Rafael Greca, prefeito de Curitiba; Darci Piana, vice-governador do estado do Paraná; vereador Professor Euler (MDB), propositor da homenagem; Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades; e Márcia Uçulak, deputada estadual, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep).

Proteção às mulheres e empreendedorismo feminino

O vereador Professor Euler, autor da homenagem de concessão da Cidadania Honorária de Curitiba a Luciana Saito Massa, iniciou sua saudação lembrando que a homenageada nasceu em Registro, cidade paulista, sendo filha de mãe japonesa e de pai descendente de portugueses. “Quarta filha de uma família de cinco irmãos, viveu em uma zona rural, onde trabalhou na agricultura familiar. Posteriormente, na adolescência, veio a morar em Curitiba”, relatou Euler.

O parlamentar salientou que Luciana preside o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária do Paraná, que tem por finalidade prestar o apoio e a articulação para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Em conjunto com sua equipe, Luciana busca meios de estabelecer parcerias entre o governo estadual e prefeituras, bem como entidades da sociedade civil”, explicou Euler.

Ele mencionou a arrecadação, em parceria com a Defesa Civil, de roupas que foram destinadas às vítimas das enchentes no estado do Acre; o encontro das primeiras-damas do Paraná no Museu Oscar Niemeyer (MON), que contou com a presença de 300 participantes, entre prefeitas, primeiras-damas e assistentes sociais, todas voltadas à criação de políticas públicas para a proteção das mulheres e para o incentivo ao empreendedorismo feminino.

Entre outras ações desenvolvidas pela primeira-dama, o parlamentar citou: Paraná Rosa em Ação, evento com mais de 40 tipos de serviços para o cuidado da mulher; Caravana Paraná Unido por Mulheres, que surgiu após o decreto estadual que estabeleceu o primeiro colegiado paranaense de gestoras de políticas para mulheres.

Luciana Saito Massa também incentivou a criação do Banco da Mulher Paranaense, lembrou Euler. “A iniciativa, que visa ampliar o acesso ao crédito e fortalecer o apoio financeiro às mulheres empreendedoras, já liberou mais de R$ 150 milhões ao empreendedorismo feminino. Ela também apoiou o programa Nossa Infância Paraná, que visa garantir direitos e proteger as crianças na primeira infância, em parceria com o secretário de desenvolvimento social e família, Rogeri Carboni.

“Luciana foi a idealizadora do projeto Criança Feliz, programa de construção de creches destinadas a crianças de zero a três anos de idade, cujas famílias vivem em situação de vulnerabilidade, além de ter a iniciativa de promover o lançamento de um concurso de arquitetura e engenharia para a construção do planetário no Parque da Ciência, o Parque Newton Freire Maia”, finalizou o vereador.

Raízes paranaenses e paulistas

“Uma vida que começou no hálito quente das terras do Vale da Ribeira, lá onde se misturam as raízes do Paraná e de São Paulo”, disse o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ele lembrou quando a homenageada se casou com o governador em 2003, na cidade de Apucarana. “A família Massa tem a sua máxima expressão no nosso Carlos Massa Ratinho, ilustre artífice do protagonismo paranaense na TV braseira”, afirmou.

Greca destacou que a primeira-dama estadual preside de forma voluntária o conselho da Superintendência Geral de Ação Voluntária do Paraná. “Da mesma forma que minha esposa, Margarita. Quando as primeiras-damas fazem o bem, elas existem aos olhos de Deus, refulgem, brilham como as estrelas. Como as estrelas que veremos no Planetário do Parque Newton Freire Maia, cuja criação está sendo incentivada pela primeira-dama do estado”, finalizou o prefeito de Curitiba.

Um olhar mais caridoso e protetivo às questões estaduais

Carlos Massa Ratinho Júnior, governador do Paraná, disse que veio à Câmara para aplaudir sua esposa. “Vim dizer da minha alegria por participar desse momento, que coincide com Curitiba como a cidade menos desigual do Brasil. Na busca por ser menos desigual, é uma cidade solidária, e assim é, pois ao longo de sua história, desde os tempos dos primeiros desbravadores, Curitiba sempre teve o coração aberto para receber pessoas de todos os rincões”, disse o governador.

Ratinho Júnior destacou que, além de ser sua espoa, Luciana também desenvolve as atividades voluntárias junto ao governo do estado e, justamente por ser mulher, ela proporcionar um olhar mais caridoso e protetivo. “A criação do Banco da Mulher Paranaense se originou muito nas falas da Luciana, que me dizia que as mulheres precisavam ter independência financeira para poder sobreviver em situações de violência doméstica. É por meio dessa visão que a gente tem conseguido colocar uma agenda que faz o Paraná se destacar como o estado mais sustentável e inovador do Brasil.”

As necessidades dos 399 municípios

Luciana Saito Massa, a homenageada com a Cidadania Honorária de Curitiba, disse ser uma honrar receber esse reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Curitiba. Ela agradeceu em especial sua irmã Selma, empreendedora que estimulou não só a homenageada, como toda a família. “Quero agradecer a Curitiba, cidade que me acolheu, me fez crescer e proporcionou a maior estrutura que alguém pode ter: família. Foi aqui que escrevemos nossa história e tivemos nossos filhos: Alana, Yasmim e Carlinhos”, disse Luciana.

A homenageada também dedicou o reconhecimento a todos que a ajudam a desempenhar as atividades inerentes à uma primeira-dama. “Agradeço a Deus, ao meu marido, meus pais, irmãos, sobrinhos e filhos, que hoje compreendem a importância do trabalho voluntariado. E agradeço em especial a minha equipe, que sabe muito bem a importância de cada um”, disse. Luciana frisou que, para uma primeira-dama do Paraná, é necessário conhecer e entender as necessidades sociais de cada um dos 399 municípios. “E exalto Curitiba, uma cidade inteligente, com um turismo impecável, que muito agrega ao nosso Paraná. Deixo aqui meu muito obrigado”, finalizou Luciana Saito Massa, a nova Cidadã Honorária curitibana.

Presentes na sessão solene

Também estavam presentes na sessão solene os vereadores João da 5 Irmãos (MDB); Mauro Ignacio (PSD); Tico Kuzma; Herivelto Oliveira (Cidadania); Bruno Pessuti (Pode); Rodrigo Braga Reis (PL); Jornalista Márcio Barros (PSD); Mauro Bobato (PP); e Serginho do Posto (PSD). Além deles, presenciaram a entrega da Cidadania Honorária os deputados estaduais Cobra Repórter (PSD), Soldado Adriano (PP), Cloara Pinheiro Lima (PSD) e Alexandre Kury (PSD), primeiro-secretário da Alep; Santin Roveda, secretário da Justiça e Cidadania; Coronel Hudson Teixeira, secretário da Segurança Pública; Luciana Casagrande, secretária da Cultura; e Aldo Bona, secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.

Outras notícias