Buscas no Rio Ivaí retornam nesta terça-feira; seis pessoas continuam desaparecidas

 Buscas no Rio Ivaí retornam nesta terça-feira; seis pessoas continuam desaparecidas

Já se passaram 24 horas desde que nove pessoas caíram no Rio Ivaí, após o barco de alumínio que estavam virar no Salto Três Posos, na localidade de Água Verde, distrito de Ubaúna, em São João do Ivaí. Três pessoas de Maringá foram socorridas ontem, próximo de um milharal, no Bairro Fogueira, em Borrazópolis.

Os resgatados foram o casal Jéssica e Marcelo Carvalho, e o filho deles, João Vitor, de 3 anos. Eles contaram que todos estavam dentro do barco e nenhuma pessoa fazia uso de colete salva vidas. Quando chegaram próximo do salto, a embarcação acabou virando e todos caíram na água.

O casal e a criança ficaram por algum tempo dentro da água, até conseguirem chegar às margens, do lado de Borrazópolis, e gritar por socorro. O proprietário da chácara onde as buscas estão concentradas, conhecido por Marassatti, juntamente com os pescadores Derval e Reginaldo, foram quem conseguiram ouvir os pedidos de socorro e fizeram o resgate. A criança foi encontrada em estado avançado de hipotermia e todos foram levados pela equipe do SAMU para o Hospital Municipal.

As buscas se encerraram na segunda-feira (19), por volta das 01h00 da madrugada, sendo retomadas às 07h00. O trabalho durou todo o dia, com o envolvimento do Corpo de Bombeiros, Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, helicóptero da Polícia Militar no apoio aéreo e pescadores voluntários. No final da tarde chegaram reforços das equipes da Força Verde e Marinha do Brasil, pelotão de Guaíra.

As buscas foram encerradas parcialmente às 19h00 dessa segunda-feira, mas pescadores darão seguimento noite a fora. As demais equipes retomam amanhã, a partir das 07h00. Vale ressaltar que a prefeitura de São João do Ivaí está dando o suporte para os trabalhos.

Desaparecidos  

Estão desaparecidos nas águas a família de Ivaiporã, Alberony Menegasse de Souza, sua esposa Patrícia e a filha Heloísa. Eles são moradores do distrito de Jacutinga. Os moradores de Maringá, Adalberto Fernandes, e duas crianças, Nicolas e Sofia, também não foram encontrados até o momento.

Segundo informações, todos estavam em uma propriedade na região para comemoração de um aniversário, quando saíram na tarde de domingo (18) para fazer um passeio e não mais voltaram.

Esperança

Por volta das 15h00 as equipes de busca decidiram fazer uma varredura por terra, do lado de Borrazópolis, onde as três pessoas foram encontradas com vida. Uma informação despertou a esperança de que alguém possa ser encontrado com vida.

O Eduardo, popular Mula, integrante da Patrulha Ambiental, descreveu que pegadas que seriam de criança foram vistas nas proximidades de uma plantação de milho.

Redação (Herithon paulista) do Canal HP e imagens de Wellyngton Jhonis.

Outras notícias