Brasil registra primeiro caso de Paralisia Infantil após 33 anos

 Brasil registra primeiro caso de Paralisia Infantil após 33 anos

Um inimigo que parecia vencido volta a assombrar o Brasil. Um menino, de 3 anos, que reside no município de Santo Antônio do Tauá, em Belém, testou positivo para a doença, que era considerada erradicada no Brasil desde 1989. Este é o primeiro registro de paralisia infantil em 33 anos. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde Pública do Pará, na última terça-feira (4).

Segundo informações do documento de Comunicação de Risco emitido pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/SESPA), a criança com paralisia testou positivo para poliovírus (SABIN LIKE 3). Foi utilizada a metodologia de isolamento viral em fezes para o diagnóstico da criança.

Os primeiros sintomas, que incluem febre, dores musculares, mialgia e paralisia flácida aguda (PFA), surgiram no dia 21 de agosto. Depois ele perdeu a força nos membros inferiores e não conseguiu mais ficar em pé. A coleta das fezes foi feita no dia 16 de setembro e encaminhada ao Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas. O laudo com resultado positivo para a doença foi emitido no último dia 4 de outubro.

Diante do caso, especialistas apontam a baixa cobertura vacinal como a principal causa para o reaparecimento do vírus. “Historicamente mais de 95% das crianças eram vacinadas contra a polio. Esse ano a campanha vacinou apenas 50%. Uma tragédia”, disse Thomas Conti, cientista de dados e divulgador científico através do Twitter.

Outras notícias